| 12/08/2007 20h43min
No sábado, a catarinense Jacqueline Silva garantiu o tricampeonato consecutivo do Brasil no WQS (a Divisão de Acesso do surfe mundial) da Inglaterra e quase que o cearense Heitor Alves também fatura o título masculino, disputado neste domingo, dia 12, em ondas de meio metro de altura em Fistral Beach, Newquay.
O brasileiro perdeu na final para o norte-americano Ben Bourgeois, mas se tornou o primeiro representante do país a ultrapassar a barreira dos 10 mil pontos no ranking do WQS. Com isso, Alves praticamente garantiu sua vaga na lista dos 15 surfistas que sobem para o WCT, que reúne a elite do surfe mundial.
Com a vitória Bourgeois encostou no líder do ranking, Tiago Pires, ficando apenas 24 pontos abaixo do português. Já o cearense Heitor Alves, campeão do evento estrelas das Ilhas Maldivas, passou a encabeçar a lista de brasileiros no WQS tirando o quinto lugar do paranaense Jihad Kohdr, que preferiu não disputar o evento da Inglaterra. O campeão brasileiro segue na terça-feira para Lacanau, na França, onde participar do WQS nível seis estrelas, que vale 2.500 pontos.
Além de Heitor e Jihad, só os catarinenses Neco Padaratz e Jean da Silva aparecem na lista dos 15 surfistas indicados pelo WQS para completar a elite mundial do WCT de 2008. Quatro brasileiros chegaram no domingo decisivo na Inglaterra, mas só Heitor Alves triunfou.
Nos confrontos homem-a-homem inaugurados nas quartas-de-final, o cearense despachou dois australianos. A primeira vítima foi Dayyan Neve e a segunda o ex-vice líder do ranking, Jay Thompson, que perdeu esta posição para o campeão Ben Bourgeois.
Se 10 mil pontos garantirem mesmo classificação para o WCT, cinco das 15 vagas já estão preenchidas. Elas são do português Tiago Pires (1º no ranking), do norte-americano Ben Bourgeois (2º), do australiano Jay Thompson (3º), do sul-africano Jordy Smith (4º) do brasileiro Heitor Alves, que atingiu 10.400 pontos com os 1.700 recebidos pelo vice-campeonato no Rip Curl Boardmasters.
A expectativa é de que os bons resultados continuem nas próximas três etapas da “perna européia” que antecedem a estréia do Gatorade Surf Classic nos dias 06 a 09 de setembro na ilha de São Francisco do Sul, o primeiro WQS da história a ser realizado na região norte de Santa Catarina. Serão duas provas na França e uma em Portugal antes da divisão de acesso voltar ao Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.