| 06/09/2007 22h49min
Quatro anos depois de compartilharem o calvário da Série B, Botafogo e Palmeiras voltaram a se enfrentar, desta vez buscando a zona de classificação da Copa Libertadores. Contudo, o empate em 1 a 1 não ajudou nenhuma das equipes, já que os outros resultados da rodada mantiveram os times fora do G-4, grupo dos quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro.
Dessa forma, o empate deixou o Botafogo na quinta colocação, com os mesmos 39 pontos do que Vasco da Gama e Santos, quarto e terceiro colocados, respectivamente. Já o Palmeiras aparece na sétima colocação, com 37 pontos.
Na próxima rodada, o Botafogo encara um desafio longe da torcida: vai ao Recife enfrentar o Náutico no domingo, dia 9. No mesmo dia, o Palmeiras recebe o Goiás no Palestra Itália. Na ocasião, as duas partidas, válidas pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, serão disputadas às 19 horas (horário de Brasília).
Sem poder contar com os volantes Makelele e Pierre, o treinador Caio Júnior optou por um esquema de três zagueiros para encarar o Botafogo no estádio do Maracanã. Contudo, foi o time carioca quem dominou as ações do primeiro tempo, criando as melhores chances. Já o Verdão se limitava a marcar em seu campo de defesa.
Assim, bastaram cinco minutos para que os anfitriões conseguissem sua primeira grande chance de gol. Dodô recebeu na frente da área do Palmeiras e arriscou o chute. A bola, no entanto, bateu caprichosamente na trave esquerda do goleiro Diego, que se esticou e não conseguiu fazer a defesa. A partir daí, ao contrário do que se poderia esperar, a partida perdeu em emoção.
A forte pressão botafoguense do início diminuiu, mas o time da casa ainda dominava as ações da partida. O Palmeiras, por outro lado, tentava marcar forte na intermediária para sair jogando, mas os erros de passes dos paulistas atrapalham a criação de jogadas. Do lado contrário, Dodô era o principal responsável pelas jogadas perigosas, apesar das falhas na conclusão.
Aos 31 minutos, Dodô recebeu bom passe na frente de Joílson e completou para o gol. A bola, porém, acabou passando rente à trave do Palmeiras, saindo pela linha de fundo em seguida. Na seqüência, aos 40, Joílson tocou novamente para Dodô, que tentou retornar ao companheiro. A bola, entretanto, foi muito forte e ficou com a zaga palmeirense.
O pior para o Botafogo, no entanto, ainda estava por vir. Aos 41, Edmundo disparou e recebeu passe na frente. Entre os zagueiros, o veterano atacante conseguiu o toque e tirou o goleiro Max, abrindo o placar no Maracanã para o Palmeiras: 1 a 0. O tento, aliás, quebrou um jejum pessoal do atleta, que não marcava desde a rodada inicial do Campeonato Brasileiro.
No segundo tempo, porém, o nível da partida melhorou e as duas equipes passaram a se arriscar mais ao ataque. Logo no primeiro minuto, Edmundo perdeu grande chance de ampliar o marcador para o Palmeiras. O atacante ganhou a jogada na área, tirou o goleiro Max do lance, mas acabou perdendo o tempo da bola e desperdiçando a chance.
Já aos seis, o Botafogo respondeu. Reinaldo dominou na área e cruzou para Dodô. Livre, o atacante pegou mal na bola e jogou por cima da meta, perdendo gol incrível. Se não bastasse isso, o atacante botafoguense voltou a perder gol aos 21 minutos. Dodô recebeu livre de Reinaldo na entrada da área e disparou no canto de Diego Cavalieri. A bola, porém, saiu pela linha de fundo.
No final, aos 30, aconteceu o que o Palmeiras tentava evitar a todo custo. Leandro Guerreiro recuperou tentativa errada de Dodô e bateu rasteiro no canto do goleiro Diego, igualando o marcador e decretando o empate dentro de casa. O resultado ainda aumentou a série sem derrotas do Botafogo no Maracanã para cinco jogos.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.