| 29/11/2002 09h51min
Dois jornais britânicos estampam nas capas das edições desta sexta, dia 29, que o presidente do Iraque, Saddam Hussein, ordenou a seus assessores que escondessem nas próprias residências componentes usados na fabricação de armas de destruição em massa para evitar que os técnicos da Organização das Nações Unidas (ONU) tivesse acesso ao material. As reportagens publicadas no The Times e no The Independent citam fontes no governo da Grã-Bretanha e realtórios da inteligência iraquiana.
Cientistas, funcionários públicos e até agricultores estariam sujeitos a severas penalidades se recusassem a ordem, disseram os diários. O Times informa, ainda, que o primeiro-ministro Tony Blair e o presidente norte-americano, George W. Bush, levaram a denúncia a sério e estão dispostos a pedir às autoridades iraquianas que esclareçam o assunto.
Desde essa quarta, equipes da ONU vasculham o Iraque em busca de armas químicas, nucleares e biológicas e de mísseis balísticos. Saddam nega a posse desses armamentos e acusa os Estados Unidos de estarem buscando um pretexto para bombardear o país.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.