| 02/12/2002 14h50min
O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Enrique Iglesias, elogiou nesta segunda, dia 2, a iniciativa do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva de dar prioridade ao fortalecimento do Mercosul que, na sua avaliação, é essencial para favorecer as negociações comerciais dos países do bloco nos grandes fóruns internacionais. Lula se encontra nesta segunda-feira na Argentina em sua primeira viagem internacional como presidente eleito. A visita tem como objetivo enfatizar a importância do país vizinho como parceiro estratégico e a disposição do futuro governo de fortalecer o bloco formado por Uruguai e Paraguai, além do Brasil e Argentina.
O presidente do BID ressaltou a importância do Mercosul no âmbito das negociações internacionais dos próximos anos como o projeto de formação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Iglesias mostrou-se otimista com os sinais iniciais emitidos pelo presidente eleito e pela reação positiva dos mercados, como confirmam indicadores como a queda do risco-país e da taxa de câmbio. Segundo ele, os mercados "estão acreditando nas perspectivas do novo governo''.
Ele também expressou pouca preocupação com a aceleração da inflação e disse acreditar que a estabilidade da economia brasileira dos últimos anos deverá prevalecer. Iglesias reafirmou o apoio do BID aos projetos sociais do futuro governo, lembrando da conversa que teve com Lula há três semanas. Na ocasião, o BID anunciou créditos adicionais no valor de US$ 6 bilhões para ajudar o governo eleito em seus projetos sociais, entre eles o programa de combate à fome. As informações são da Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.