| 27/10/2007 20h08min
O Santos garantiu pela sexta rodada seguida a presença na zona de classificação para a Libertadores da América. Mas a vitória deste sábado por 3 a 0 contra o Goiás, na Vila Belmiro, também é bastante comemorada por um histórico rival, o Corinthians, que tem o time do centro-oeste como um concorrente direto ao rebaixamento no Brasileirão.
Com 41 pontos, o Goiás vai continuar fora da zona do rebaixamento, mas pode ver a aproximação do Timão, que enfrenta neste domingo o Figueirense, no Pacaembu. Em compensação, a vitória leva o Santos a 55 pontos, quatro na frente do Grêmio, quinto colocado da competição nacional.
O resultado positivo santista é prejudicial, porém, ao São Paulo. Líder do Brasileiro, o tricolor dependia de tropeços de Santos, Cruzeiro e Palmeiras para comemorar o título já neste final de semana com uma vitória sobre o Sport, na Ilha do Retiro.
Peixe na pressão desde o começo
Faminto pelos três pontos, o Santos posicionou ofensivamente suas peças desde o início. Na base da empolgação, o Peixe obrigou o goleiro Harlei a duas importantes intervenções em apenas quatro minutos de partida. Já no Goiás, a ordem era explorar os contra-ataques pelo lado direito, com o lateral Vítor e o rápido atacante Rinaldo.
Com menos de 10 minutos, o Santos foi obrigado a fazer sua primeira alteração por um problema físico. Adoniran sentiu uma contusão muscular e cedeu seu lugar a Adriano. Mesmo assim, o time da casa continuou um pouco melhor, principalmente nas jogadas pelo lado esquerdo. Na melhor delas, Marcos Aurélio recebeu passe açucarado de Kléber Pereira invadiu a área e, mesmo livre, chutou fraco, facilitando a defesa de Harlei para desespero da torcida alvinegra.
A partir daí, o Santos ficou com maior posse de bola, mas não conseguia chegar ao gol do Goiás, pois sofria com a falta de criatividade no meio-campo. Até o intervalo, os donos da casa criaram somente mais uma oportunidade, em uma bola parada. Kléber cobrou com categoria falta da entrada da área e acertou a trave.
Gols só no segundo tempo
Na volta para o segundo tempo, Wanderley Luxemburgo tentou dar mais velocidade ao Santos com a entrada de Pedrinho no lugar de Petkovic. O Goiás apostou em uma mudança no ataque, com a presença de Wendell na vaga de Cristiano. Só que foi a alteração do Peixe que rendeu resultado. No primeiro minuto da etapa complementar, Pedrinho recebeu passe de Kléber e bateu na saída de Harlei para colocar os donos da casa na frente.
Em desvantagem, o Goiás avançou sua equipe para buscar o empate. Aos 20 minutos, Luiz Henrique, que tinha acabado de entrar, chegou a acertar uma bomba no travessão de Fábio Costa.
No entanto, o Santos matou as esperanças dos visitantes aos 29 minutos, quando Rodrigo Tabata fez bela jogada individual pelo meio e bateu rasteiro no canto direito, sem chances para Harlei. No final, ainda houve tempo para mais um. Marcos Aurélio cruzou da esquerda para Vítor Júnior fechar a fatura: 3 a 0.
Na próxima rodada do Brasileirão, o Santos volta a enfrentar um adversário que luta contra o rebaixamento, o Náutico, quarta-feira, no estádio dos Aflitos, em Recife. No mesmo dia, o Goiás busca a reabilitação diante do Vasco, no Serra Dourada, em Goiânia.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.