| 11/11/2007 20h07min
O resultado negativo do Grêmio no Morumbi neste domingo, diante do São Paulo, combinado com a vitória do Flamengo sobre o Santos, faz com que o time de Mano Menezes vá dando adeus às chances de se classificar à Libertadores da América de 2008. O gol da vitória de 1 a 0 do time comandado por Muricy Ramalho foi marcado aos 6 minutos do segundo tempo, de pênalti, pelo goleiro Rogério Ceni.
Se encarava o jogo como partida de Libertadores, para tirar um adversário complicado, o tricolor paulista cumpriu bem seu objetivo. Com a derrota, o Grêmio estacionou nos 54 pontos há três rodadas, devido a três derrotas consecutivas – Atlético-PR, Figueirense e agora São Paulo. Para ainda sonhar com a vaga na competição continental, o time precisa vencer as próximas duas partidas (América-RN e Corinthians), chegando a 60 pontos e torcendo por resultados paralelos favoráveis.
Como visitante, na casa do já campeão brasileiro, o Grêmio levou bem o primeiro tempo. Principalmente no setor defensivo, o time conseguiu conter o São Paulo, que chegava com perigo apenas com o talento individual de seus jogadores. Ofensivamente, os comandados de Mano Menezes tiveram problemas. A ligação com Ramon foi pouco efetiva, tanto que Jonas precisava buscar a bola no campo de defesa. Outra saída para o ataque foi com Diego Souza, com arrancadas individuais.
Apesar da deficiência de armação, quem finalizou com mais perigo foi o Grêmio. Marcel aproveitou a sobra de bola numa cobrança de escanteio e deu de voleio na trave de Rogério Ceni. Mas foi só. Já o São Paulo exigiu uma boa defesa de Marcelo Grohe no cabeceio, também num escanteio, do zagueiro André Dias. Porém, o time de Muricy ainda teve boas chances em chutes de Dagoberto e Hernanes.
No segundo tempo, sem alterações, o Grêmio voltou ao gramado administrando como podia os avanços do São Paulo. Durou apenas seis minutos. Dagoberto, em uma investida aguda pelo meio, arrancou e entrou na área. O zagueiro Léo trombou com o franzino e habilidoso meia são-paulino. Pênalti bem assinalado pelo árbitro Wagner Tardelli. O capitão e ídolo do time Rogério Ceni se apresentou e bateu no canto direito de Marcelo Grohe.
A partir desse gol o São Paulo incendiou a partida, enquanto o Grêmio se desequilibrou. No meio-campo gremista, Diego Souza tentava jogar com lucidez, mas faltou companhia na criação de jogadas. Mano Menezes ainda fez duas trocas, colocando Luciano Marreta no lugar de Ramon, que pouco havia encostado na bola até os 40 do segundo tempo. Antes, Jonas, de atuação discreta, deu lugar a Éverton.
Foi de Éverton a melhor chance de empatar a partida nos minutos finais. Ele recebeu na área uma bola enfiada pela esquerda, mas na hora do arremate o atacante chutou o ar.
Mesmo assim, foi a confirmação da vitória do melhor plantel, com melhores destaques individuais e de quem fez a melhor campanha no Brasileirão.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.