| 03/12/2007 19h49min
O ano de 2008 da equipe de futebol da Ulbra começou na tarde desta segunda, quando foram apresentados o elenco e a comissão técnica. E os canoenses querem em 2008 o que não conseguiram no ano passado: o sucesso que o clube já tem no futsal, no vôlei e no basquete. Para tanto, o primeiro passo é ficar entre os quatro primeiros colocados do Gauchão deste ano, garantindo, assim, vaga na Série C e na Copa do Brasil. O gerente de Esportes, Fabrício Marin, foi claro durante a apresentação do elenco:
– Vocês estão vindo para um clube que já ganhou muitos e muitos títulos. E continua ganhando, no vôlei, no futsal e em outras modalidades. Mas isso tem de acabar, a Ulbra não é só vôlei, futsal, basquete e atletismo. Tem o futebol também – alertou o dirigente aos atletas.
Depois do evento, Marin disse ao clicRBS que a meta principal da equipe canoense é a classificação à Série B de 2009. Acostumado a ver títulos nas quadras, ele deixou clara a ambição por conquistas no esporte mais popular do país.
– Queremos que, cada vez mais, o futebol seja uma modalidade de excelência. Como o futsal e o vôlei, que, desde junho, ganhou quatro títulos, entre eles, o Paulista e o Gaúcho – disse.
O técnico
O treinador para a temporada deste ano será Paulo Henrique Campos, definido por Marin como “prata-da-casa”. Ele já fez parte da diretoria da equipe, e assumiu o comando técnico na despedida da Ulbra da Copa Paulo Rogério Amoretty, a derrota para o Inter B que eliminou a equipe da competição. Por isso, já conhece grande parte do elenco.
– É um grupo todo que já conhecemos, e aqueles que estão vindo também. Então esperamos fazer um bom trabalho em 2008 e conseguir os objetivos no Gauchão – disse o treinador ao clicRBS.
A base
A base do ano passado foi mantida. Ficaram em Canoas 13 jogadores. Entre eles, o ex-colorado Tiago Saletti e o
centroavante Jaques, autor de quatro gols no Gauchão 2007. Ele se notabilizou ao anotar o segundo
gol sobre o Inter, em um Beira-Rio lotado, alguns meses após o título mundial. Cauteloso, ele avalia que só depois dos primeiros jogos será possível saber como vai ser a campanha neste ano.
– No dia-a-dia, na pré-temporada que começa hoje, nos jogos amistosos e nos primeiros jogos do Campeonato Gaúcho, poderemos ter uma previsão de como vamos disputar esse campeonato. Mas a perspectiva de início de temporada é sempre a melhor – disse o jogador, que está perto de completar um ano defendendo o time canoense.
Aos remanescentes juntam-se 12 novas contratações. A maioria, com passagem por outros times gaúchos. Apenas dois atuaram na Dupla Gre-Nal: o meia Júnior e o atacante Edílson.
A estrutura
A estrutura da Ulbra é melhor que a do Flamengo. A afirmação é do médico da Seleção Brasileira, José Luís Runco, segundo Fabrício Marin. Para ele, este é um ponto forte da equipe para enfrentar o Gauchão.
– O doutor Runco veio até aqui e disse que a nossa estrutura é melhor que a do Flamengo, clube da primeira divisão e que tem a maior torcida do Brasil. Isso nos engrandece. – disse Marin. – Hoje em dia, conquistam títulos as equipes que têm melhor estrutura – acrescentou.
Formado nas categorias de base do Inter, o zagueiro Tiago Saletti também elogiou o clube canoense.
– Tem uma estrutura boa e condições de trabalho excelentes. Tem tudo para dar certo – declarou.
A estréia
A Ulbra começa a disputa do Gauchão às 17h do dia 20 de janeiro, diante do Sapucaiense no Complexo Esportivo, em Canoas. A equipe está no Grupo 1, ao lado de Grêmio, Esportivo, Caxias, Novo Hamburgo, 15 de Novembro, Santa Cruz e Sapucaiense.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.