| 13/12/2007 12h
O índice Bovespa abriu os negócios desta quinta-feira em forte baixa, reagindo ao mau humor no cenário externo e a decisão do Senado de extinguir a CPMF a partir de 2008. Às 11h10min, o Ibovespa caía 1,53%, a 63.104 pontos. Pouco antes, o Ibovespa atingiu a mínima do dia, com baixa de 2,61%, a 63.051 pontos.
Os investidores têm hoje bons motivos para ficar na defensiva diante de tantas notícias desfavoráveis. Os mercados de ações norte-americano e europeu abriram em baixa expressiva. Às 11h07min, o índice futuro do Nasdaq-100 caía 1,03% e o futuro do S&P 500 cedia 1,09%. Na Europa, a Bolsa de Londres perdia 2,41% e a Paris caía 2,55%.
Do lado interno, o que está pesando é a derrota do governo na votação da CPMF no Senado, que significa uma perda de arrecadação de R$ 40 bilhões por ano. A perda da CPMF gera duas incertezas: como o governo vai conseguir manter o equilíbrio das contas para 2008 ou se vai aumentar tributos como o Imposto sobre movimentação Financeira
(IOF), o Imposto sobre
Produtos Industrializados (IPI) e a contribuição social.
Para completar, a ata da última reunião do Copom reforça um pouco mais esse clima de cautela. No documento divulgado hoje cedo, o BC confirmou as preocupações que vinham pressionado o mercado de juros, de que há um descompasso entre o avanço da oferta e da demanda, reafirmando o receio de pressões inflacionárias. Embora conservadora, como era esperado, a ata do Copom teve ter um efeito mais secundário na Bolsa hoje.
O desempenho da Bolsa hoje vai depender muito do humor externo. Na agenda do dia, estão previstos nos EUA indicadores importantes, como o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) e os dados de vendas do varejo no mês de novembro, ambos com divulgação às 11h30min.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.