| 18/12/2007 14h40min
O australiano Bede Durbidge encerrou seu melhor ano na elite do surfe mundial com o título mais cobiçado da temporada: o Pipe Masters. Com a conquista, o 'aussie' ainda faturou o título da Tríplice Coroa Havaiana 2007, 25ª edição da série composta pelas duas últimas etapas da divisão de acesso (WQS de Haleiwa e Sunset) e pelo WCT de Pipeline, etapa final do Circuito Mundial, o WCT.
Depois de conquistar os títulos mundiais masculino e feminino, com Mick Fanning e Stephanie Gilmore, a Austrália fechou com chave de ouro a temporada 2007. No Havaí, templo do surfe, Bede Durbidge levou seu país a mais um feito histórico: a Tríplice Coroa não saía da cabeça de um havaiano desde 1999, segundo informações do Globoesporte.com.
Durbidge fica em terceiro na elite do surfe
Bede Durbidge é carregado pelos amigos após a vitória no HavaíNa decisão, em ondas de 1m, Bede tirou uma nota 9,50 e marcou 16,67 pontos, contra 13,00 de Dean Morrison (AUS), 9,5 de Pancho Sullivan (HAV) e 7,43 de Joel Parkinson (HAV).
- É inacreditável – disse ele, após ser carregado pelos amigos australiano e ter de pagar flexões.
Depois do 9,50, Bede anotou ainda um 7,17 na segunda onda para fazer o somatório de 16.67. Joel Parkinson e Pancho Sullivan ficaram em combinação, ou seja, precisando de mais de uma nota 10 para virar.
Com o resultado, Durbidge termina seu terceiro ano na elite entre os cinco melhores do mundo. Sua melhor posição tinha sido o 15º lugar em 2006.
Fanning dá adeus antes do esperado
O décimo dia da janela de espera começou com ar sombrio. As ondas não eram boas. Pipeline não ajudou, e as disputas foram para Off the wall, a 100m. A zebra andou solta nas primeiras baterias. Tetracampeão da Tríplice Coroa e do Pipe Masters, Andy Irons perdeu para o compatriota TJ Barron, surfista de 21 anos que disputava a principal competição do surfe pela primeira vez.
Pouco depois foi a vez de o australiano Mick Fanning, atual campeão mundial, dar adeus antes do esperado. Ele foi eliminado pelo australiano Ian Walsh.
Octacampeão mundial, o americano Kelly Slater foi o terceiro favorito a perder nas oitavas. Após a derrota, ele confirmou novamente que não deve disputar todo o Circuito Mundial em 2008.
Brasil chega às oitavas com Neco
O Brasil chegou às oitavas-de-final com o catarinense Neco Padaratz. Ele disputou duas baterias nesta segunda-feira. Primeiro, passou pelo gaúcho Rodrigo Dornelles. Depois, perdeu para o australiano Taj Burrow. Um outro brasileiro alcançou a quarta fase: o pernambucano Bernardo Pigmeu, derrotado pelo havaiano Pancho Sullivan.
– Queria ter ido um pouco mais longe porque tinha algo pessoal aqui – disse Neco, referindo-se ao incidente com Sunny Garcia na primeira fase, quando o havaiano o agrediu durante a bateria.
Brazucas confirmados
Com o resultado do WCT de Pipeline, o Brasil mantém quatro surfistas na elite mundial: Rodrigo Dornelles, Leonardo Neves, Neco Padaratz, Adriano de Souza. Jihad Kohdr e Heitor Alves completarão o time verde e amarelo, já que garantiram vaga pela divisão de acesso mundial, o WQS.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.