| 15/01/2008 17h08min
Depois do anúncio da aposentaria de Guga, o tênis brasileiro se prepara para perder mais uma atleta. Aos 29 anos, a tenista Joana Cortez anunciou neste final de semana sua aposentadoria das quadras profissionais. Atualmente ocupando a 512ª colocação do ranking da WTA, a carioca comunicou sua decisão por meio de uma nota em seu site oficial, na qual não explica o porquê do abandono.
A agora ex-tenista, no entanto, adianta seus planos para o futuro.
— Pretendo continuar trabalhando em projetos esportivos, e também com o tênis competitivo — infanto-juvenil e profissional. Vou cursar uma faculdade e pretendo fazer cursos relacionados ao esporte — disse a carioca, que continuará
morando no Rio de Janeiro e que recusou projetos para trabalhar no
exterior.
Joana competia desde os 10 anos de idade, e brilhou principalmente nos Jogos Pan-americanos. Em 99, ela conquistou o ouro nas duplas femininas ao lado de Vanessa Menga. Quatro anos depois, repetiu o feito ao lado Bruna Colósio. Em casa, porém, ela não conseguiu o mesmo bom desempenho, e ficou com o bronze no Pan de 2007 ao lado de Teliana Pereira.
Entre as profissionais, Joana ocupou por diversas ocasiões o posto de melhor tenista do Brasil, embora hoje fosse a sétima melhor do país — atrás até de Jenifer Widjaja, que trocou as quadras pela carreira universitária no final do ano passado. Joana também foi parte da equipe brasileira na Federation Cup, mas apenas com competições discretas.
Entre 2000 e 2002, a tenista viveu seu melhor momento, alcançando seu melhor ranking na carreira (204, em setembro de 2001) e participação em torneios de destaque. Ela chegou às oitavas-de-final das duplas nas Olimpíadas de Sydney, em
2000, disputando ainda a chave
principal do Aberto dos EUA do ano seguinte e do Aberto da Austrália em 2002.
Ao todo, foram 31 títulos de simples e duplas conquistados em dez anos de circuito profissional — o último deles em 2006, no challenger de Madri, quando jogou ao lado da espanhola Maria José Martinez Sanchez. No ano seguinte, em sua última aventura em quadra, a brasileira jogou ao lado da compatriota Roxane Vaisemberg e ficou com o vice no challenger de Sintra, Portugal.
Pan de 2007: Teliana Pereira e Joana Cortez (à direita) conquistaram o bronze nas duplas
Foto:
Armando Franca
/
AP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.