| 06/02/2008 03h51min
A senadora democrata Hillary Clinton e o republicano John McCain venceram as primárias da Califórnia, o Estado mais importante desta Superterça, em função do grande número de delegados que fornecerá às convenções dos dois partidos. Apesar de somente 16% dos votos apurados, no lado democrata todos indicam como certa a vitória de Hilarry, com 55 % dos votos, contra 33% para Barack Obama.
Entre os republicanos, John McCain recebeu até agora 44% dos votos, contra 25% de Mitt Romney, e 12% de Mike Huckabee.
A Califórnia atrai a maior atenção entre os Estados que votaram na Superterça por enviar 441 delegados democratas e 173 republicanos para as convenções nacionais dos dois partidos. Nenhum Estado pesa tanto na indicação das candidaturas dos dois grandes partidos. Na Califórnia, tanto os pré-candidatos democratas como os republicanos receberão a mesma proporção de delegados com a de votos recebidos.
Barack Obama fez campanha intensamente na Califórnia, no
qual obteve o apoio de várias
personalidades, entre elas Maria Shriver, esposa do governador republicano do Estado, Arnold Schwarzenegger, quem deu seu respaldo a McCain.
Com a conquista da Califórnia, a senadora democrata chega à oitava conquista na Superterça. Além da Califórnia, ela deve vencer no Arkansas, em Massachusetts, Oklahoma, Tennessee, Arizona, Nova York e Nova Jersey — esses dois últimos considerados de peso nas primárias.
As projeções indicam que Barack Obama deve vencer as prévias democratas em 13 Estados, mais que Hillary Clinton, mas menos representativos eleitoralmente: Dakota do Norte, Kansas, Connecticut, Minnesota, Geórgia, Alabama, Illinois, Colorado, Idaho, Utah, Missouri, Alaska e em Delaware.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.