O senador democrata Barack Obama procura superar nesta terça-feira a ex-primeira dama e também senadora Hillary Clinton em uma nova rodada de primárias para a candidatura presidencial nos Estados Unidos. Os Estados de Virginia e Maryland, além do Distrito de Columbia (onde fica a capital dos EUA, Washington), concentram, ao todo, 238 delegados — Virginia com 101, Maryland com 99 e o Distrito de Columbia com 38. Obama é favorito entre os democratas nas três localidades.
O senador por Illinois tem, até agora, 1.121 delegados, frente aos 1.148 de Hillary, segundo apuração do canal de TV americano CNN. Ambos estão cada vez mais próximos de alcançar os 2.025 delegados necessários para a nominação pelo Partido Democrata.
A campanha de Obama ganhou impulso no último fim de semana, quando ele venceu as primárias nos Estados do Maine, Luisiana, Nebraska e Washington. A vitória possibilitou que Obama se aproximasse de Hillary no total de delegados. A convenção partidária que decidirá a candidatura presidencial democrata acontece entre os dias 25 e 28 de agosto, em Denver, no Colorado.
Apesar dos resultados, a ex-primeira dama deve concentrar suas forças apenas nas votações de 4 de março, no Estado do Texas, que responde por 228 delegados, e em Ohio, com um total de 161. Estão previstas ainda primárias no Havaí e em Wisconsin, Estados onde Obama é favorito.
Republicanos Do lado republicano, o favorito à candidatura, senador John McCain, e seu único oponente, o ex-governador do Arkansas Michael Huckabee, também se enfrentam hoje nos três Estados. O senador pelo Arizona deve assegurar a nomeação. McCain possui 723
dos 1.191 delegados necessários para a convenção partidária,
segundo a CNN. Sua nominação é tida como certa depois da desistência de seu principal rival republicano, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney.
AGÊNCIA BRASIL