| 10/02/2008 23h17min
O senador Barack Obama ganhou os cáucus democratas no Estado do Maine, terminando com sucesso o final de semana de disputas, após vencer no sábado em Nebraska, Louisiana, no Estado de Washington e nas Ilhas Virgens.
Segundo as projeções da rede de televisão CNN, Obama obteve 59% dos votos com 99% de apuração realizada, o que o torna vencedor virtual da disputa. Hillary Clinton, que era tida como favorita no Estado, conseguiu 40% dos apoios.
No Maine, há em jogo 34 delegados. Dentre eles há 10 superdelegados, que não têm seu voto comprometido e podem escolher quem considerar melhor na Convenção Democrata, que
proclamará o candidato do partido para as eleições presidenciais de
novembro.
Em um dia frio, marcado por intensos ventos e muita neve, a resposta dos eleitores foi "incrível", de acordo com o diretor-executivo do Partido Democrata do Maine.
Com a vitória deste domingo, Obama diminui ainda mais a vantagem de Hillary no número de delegados. Até o momento, a ex-primeira-dama conta com 1.095 delegados frente aos 1.070 de Obama. No total, são necessários 2.025 delegados para conseguir a nomeação democrata, que será decidida no final de agosto, em Denver.
Após as votações do Maine, Obama e Hillary medirão forças na terça-feira, nos Estados do Potomac-Maryland, Virgínia e o Distrito de Colúmbia - onde centraram suas forças nos últimos dias.
10 de fevereiro: Senador por Illinois e pré-candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, discursa em Richmond, na Virgínia. Obama ganhou as primárias democratas em Luisiana, Nebraska e Washington
Foto:
EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.