| 10/02/2008 21h14min
Hillary Clinton dispara como favorita nos "caucus" democratas que acontecem neste domingo no estado do Maine, onde o voto feminino pode ter um papel decisivo, lhe concedendo a vitória, afirmam os analistas. Já Barack Obama venceu sábado em Nebraska, Louisiana, Washington e nas Ilhas Virgens, o que permitiu lhe permitiu diminuir a vantagem de Hillary no número de delegados que em agosto irão à Convenção Democrata de Denver. Atualmente, Obama tem apenas 25 delegados a menos que sua rival.
O estado do Maine não é muito grande, nem tem muitos delegados a ser repartidos, mas exatamente pela disputa apertada por eles (1.095 delegados para Hillary e 1.070 para Obama), atrai o interesse dos candidatos e analistas políticos. No total, é necessário ter 2.025 delegados para conseguir a nomeação democrata.
Hoje, no Maine, há 34 delegados em jogo no "caucus" — reuniões de partidários nas quais se elege o candidato. Dez deles "superdelegados", que não têm voto comprometido e podem escolher quem considerar melhor na Convenção Democrata. Por isso, uma vitória para Hillary no Maine lhe permitiria aumentar novamente sua vantagem sobre Obama. Sabendo disso, a ex-primeira-dama não deixou de fazer campanha no estado, apesar de a reunião da próxima terça-feira — quando votarão Virgina, Maryland e o Distrito de Columbia — ser crucial para seus interesses.
O marido e ex-presidente, Bill Clinton, e a filha Chelsea apóiam Hillary e fizeram campanha para ela em diferentes cidades do Maine. O governador do estado, John Baldacci, também tentou conquistar votos para ela. Os responsáveis por sua campanha acham que ganhar no estado é
possível, tendo em vista as vitórias
alcançadas em New Hampshire e Massachusetts.
O voto feminino foi decisivo nas duas primárias, deu a vitória à ex-primeira-dama e a salvou mais de uma vez, comenta o jornal The Washington Post. Foi o que aconteceu em New Hampshire, onde as mulheres deram amplamente seu apoio à senadora e lhe proporcionaram a primeira vitória após ficar em terceiro lugar no "caucus" de Iowa.
Em Massachusetts, onde Bill Clinton teve muitos votos na campanha de 1996, também foram as mulheres que decidiram as primárias a favor de Hillary, quando ela tinha tudo para perder, considerando o grande número de personalidades que deram apoio a Obama.
O senador por Illinois contou com o apoio dos Kennedy, de John Kerry, candidato democrata em 2004, e do governador Deval Patrick.
O voto feminino também deu a Clinton uma das vitórias mais importantes da "superterça". No entanto, o estado do Maine também é um bom terreno para Obama, que comprovou que os
"caucus" são seu melhor trunfo.
E não se deve
esquecer que o candidato negro também tem muitos votos femininos a seu favor, o que já ficou claro em Iowa e no Missouri. Mas o grupo de campanha da ex-primeira-dama acredita que a mensagem da senadora marcou o Estado, principalmente, entre as mulheres.
Maine é um estado com pensamento independente e com uma forte base de mulheres no mundo da política, como as senadoras republicanas Olympia Snowe e Susan Collins.
Os assessores de Obama também se mostram otimistas.
— Não sabemos o que vai acontecer no Maine — afirma David Axelrod, assessor político da campanha do senador. — Toda a região foi um desafio para nós — concluiu.
As previsões indicam que Hillary sai com vantagem, mas o cenário no Maine está bastante complicado.
10 de fevereiro: Senador por Illinois e pré-candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, discursa em Richmond, na Virgínia. Obama ganhou as primárias democratas em Luisiana, Nebraska e Washington
Foto:
EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.