| 18/02/2008 18h38min
O Parlamento sérvio anulou nesta segunda-feira a independência do Kosovo, proclamada no domingo de forma unilateral pelo Legislativo de Pristina.
Em uma sessão de emergência, os parlamentares sérvios ratificaram a decisão do governo - aprovada já na quinta-feira passada — de declarar "nula e ilegal" a independência da província, que, para a Sérvia, é parte inalienável de seu território.
Após anular antecipadamente na quinta-feira passada a independência do Kosovo, o governo reafirmou sua decisão ontem, imediatamente depois da proclamação unilateral de soberania por parte dos albano-kosovares.
A Sérvia insiste em que os
atos de independência unilateral são uma violação ao direito internacional
e afirma que tem garantida sua soberania e integridade territorial pela Carta da ONU e pela resolução 1.244 do Conselho de Segurança da organização.
O Parlamento sérvio também declarou nulas todas as decisões da União Européia (UE) sobre o envio de uma missão civil ao Kosovo, que deveria substituir a da ONU desdobrada nesse território desde o fim da guerra, em 1999.
Em Nova York, o presidente sérvio, Boris Tadic, pediu hoje ao Conselho de Segurança das Nações Unidas a anulação da independência do Kosovo.
A Sérvia já convocou para consultas seus embaixadores nos Estados Unidos, na França e na Turquia, países que reconheceram hoje a independência unilateral do território. A mesma medida será aplicada a todos os países que reconhecerem a emancipação de Pristina.
Belgrado anunciou uma persistente luta política e diplomática para recuperar sua província dentro da ordem constitucional da Sérvia.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.