| 19/02/2008 08h11min
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, manifestou sua confiança de que a independência de Kosovo trará paz aos Bálcãs.
— A história mostrará que é a decisão correta — disse Bush, em uma declaração feita nesta terça-feira ao deixar Tanzânia, onde esteve desde sábado à noite, como parte da viagem por países africanos.
A independência do Kosovo foi reconhecida, entre outras nações, por Estados Unidos, França e Reino Unido, mas tem a oposição de países como Rússia, China e Espanha.
— Achamos que (a independência de Kosovo) trará a paz aos Bálcãs — afirmou Bush, em uma declaração aos jornalistas na qual também se abordou a falta de acordo da comunidade internacional sobre este tema.
O presidente americano, antes de partir para Ruanda, a etapa seguinte de sua viagem africana, acrescentou que a Casa Branca esteve em consultas com a Rússia sobre este tema.
— Isto não era uma surpresa para a Rússia —
acrescentou.
O Governo de Moscou teme que a independência
de Kosovo desperte sentimentos separatistas na Rússia. Junto com a Sérvia, considera que essa decisão viola as decisões do Conselho de Segurança da ONU.
Bush pediu também que as autoridades do Kosovo garantam os direitos das minorias, e se comprometeu a trabalhar com outros países para que haja uma transição tranqüila rumo ao Kosovo independente.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.