| 19/02/2008 15h
O professor Carlos Pio, do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), avaliou nesta terça-feira a saída de cena do presidente de Cuba, Fidel Castro. Em entrevista à Rádio Gaúcha, Pio disse que a renúncia de Fidel não é uma surpresa, assim como a passagem do comando do país para seu irmão Raúl Castro. Ele afirmou não haver dúvidas de que haverá uma gradual abertura política na ilha.
Pio citou, porém, que poderá haver uma onda de reivindicações por retomada de propriedades tomadas pelo Estado ao longo do período em que Fidel governou a nação. Ao mesmo tempo, a legitimidade que Fidel conferia ao regime ficará prejudicada pelo desaparecimento de sua figura carismática no comando. Isso é um dos fatores que podem levar o regime à ruína. Quanto a um possível processo eleitoral, seria "cínico", porque é um sistema chancelado pelo governo.
Blog: Rosane de Oliveira fala sobre sua viagem a Cuba
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.