| 19/02/2008 16h26min
O ministro de Exteriores da Sérvia, Vuk Jeremic, pediu nesta terça-feira à Organização para a Cooperação e Segurança na Europa (OSCE) que condene a recente declaração de independência do Kosovo, e que o autoproclamado Estado, que Belgrado não reconhece, nunca integre o grupo.
— Pedimos que este organismo condene a declaração ilegal e unilateral de independência do Kosovo — disse Jeremic diante do Conselho Permanente da OSCE.
A Sérvia, acrescentou, "quer que o Kosovo nunca obtenha um assento à mesa da OSCE", que reúne 56 Estados de Europa, América do Norte e Ásia Central. O pertencimento à ONU e à OSCE "significa pertencer à comunidade mundial de nações soberanas. A República da Sérvia é uma destas nações. E Kosovo nunca será", afirmou Jeremic.
Fontes da OSCE disseram que o pedido de condenar a independência do Kosovo é um ato simbólico, já que um passo assim depende da decisão de cada um dos 56 Estados membros e não da organização como tal. No
entanto, a entrada do Kosovo na OSCE
pode ser bloqueada por qualquer membro da entidade multilateral.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.