| 20/02/2008 00h18min
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, reagiu ao anúncio de que seu grande amigo Fidel Castro deixou a Presidência de Cuba com certa incredulidade.
— Qual renúncia? Fidel não renunciou — disse o governante venezuelano.
— Vi manchetes que diziam que Fidel renunciou. Fidel não renunciou a nada — acrescentou o chefe de Estado numa ligação telefônica à emissora estatal "VTV", à qual explicou que homens como o líder cubano "nunca renunciam", sempre estão na vanguarda.
— Eu acho que, no meu caso (...), teria feito a mesma coisa, dada a possibilidade de ele ser reeleito como presidente do Conselho de Estado. Assim ele antecipa sua decisão de abrir caminho para outros companheiros — declarou o presidente venezuelano.
Chávez atribuiu a decisão de Fidel à "impossibilidade" de o líder da Revolução Cubana "fazer o que sempre fez (...)", que foi "percorrer povoados, campos e fábricas".
— Infelizmente, ele não
recuperou totalmente a saúde. Todos sabemos disso. E ele, num gesto
que o enaltece, de desprendimento pessoal — anunciou sua renúncia, acrescentou o chefe de Estado da Venezuela.
"Cada um cumpre uma tarefa" e a nova de Fidel será "ocupar o posto que tem de ocupar na batalha da Revolução Cubana e da revolução na América Latina", acrescentou o governante venezuelano.
— Um abraço a Fidel. Fidel não renuncia nem abandona nada, como ele mesmo diz", porque "Fidel estará sempre na vanguarda. Homens como Fidel nunca renunciam — afirmou.
Em mensagem ao povo de Cuba, Chávez expressou sua admiração e seu "compromisso" de lutar junto, "seguindo (...) Fidel", porque todos "os revolucionários deste continente" são "filhos de Fidel".
Confira o slideshow comentado por Rosane Oliveira:
EFE
Fotografia de arquivo de 7 de fevereiro de 2002, do líder cubano Fidel Castro durante um discurso pronunciado em Havana. A duração dos discursos do líder cubano, muitas vezes com mais de cinco horas, tornou-os famosos
Foto:
efe
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.