| 20/02/2008 01h01min
Os senadores John McCain e Barack Obama ganharam as primárias do Estado de Wisconsin e deram mais um passo em direção à obtenção da candidatura presidencial de seus partidos nas eleições de novembro nos Estados Unidos.
Com seu triunfo, McCain assegurou virtualmente a candidatura republicana, ao bater sem dificuldades o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee, que se mantém na luta apesar dos analistas considerarem que não tem nenhuma possibilidade de triunfo.
— Obrigado, Wisconsin, por levar-nos ao ponto em que até um aviador supersticioso pode afirmar com humildade que será seu candidato à Presidência — disse McCain, um ex-piloto da Marinha dos EUA e ex-prisioneiro de Guerra do Vietnã, perante seus eleitores em Columbus (Ohio).
E em um velado ataque a Obama, que parece se consolidar como o candidato do Partido Democrata, McCain se referiu às promessas de mudança feitas pelo senador por Illinois:
— Lutarei a cada momento desta
campanha para garantir que os americanos não
sejam enganados por um eloqüente, mas vazio, pedido de mudança.
Do lado democrata, Obama obteve uma nova vitória que diminuiu ainda mais as esperanças de sua adversária, a senadora por Nova York Hillary Clinton, de obter a indicação presidencial do partido. Foi a nona vitória consecutiva sobre a adversária. A ex-primeira-dama terá agora um duelo de vida ou morte nas prévias de Ohio e Texas, que serão realizadas em 4 de março.
Segundo a maior parte das enquetes, Hillary é favorita em ambas as primárias, embora uma pesquisa realizada no Texas nesta terça-feira indique um empate técnico entre os dois pré-candidatos democratas.
Obama discursou nesta terça em Houston, Texas, onde ocorre prévia decisiva no dia 4 de março
Foto:
AARON M. SPRECHER, EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.