| 24/02/2008 20h31min
O senador Barack Obama afirmou neste domingo que o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês), entre Estados Unidos, México e Canadá, causou a eliminação de 50 mil postos de trabalho em Ohio e criticou o apoio de Hillary Clinton a esse tratado.
Obama, eleito por Illinois, e Hillary, senadora por Nova York, deram continuidade a suas campanhas pela candidatura do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos, de olho nas prévias de Ohio, Texas, Vermont e Rhode Island.
Hillary afirmou ontem que Obama, em folhetos distribuídos por seus cabos eleitorais, distorcia as posições que a senadora tomou em relação ao Nafta, assinado no fim de 1993 pelo então presidente Bill Clinton.
— Dez anos depois da promulgação do acordo, a senadora Hillary continuava afirmado que ele tinha sido bom para os Estados Unidos — afirmou Obama durante uma visita a um bairro de trabalhadores industriais em Cleveland.
— Eu não
acho que o tratado tenha sido bom para os
Estados Unidos, e jamais acreditei nisso — completou.
Obama afirmou que Hillary "continuou elogiando o tratado de comércio até que sua campanha presidencial teve início". Os 334 delegados em jogo no Texas e em Ohio podem fazer uma grande diferença na escolha do candidato presidencial do Partido Democrata.
Ohio, um dos estados com base industrial mais atingido nas últimas duas décadas pela exportação de postos de trabalho, deveria ser um reduto de apoio a Hillary, mas as pesquisas mostram que Obama segue ganhando terreno em segmentos do eleitorado que antes demonstravam apoiar a senadora por Nova York.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.