| 11/03/2008 16h55min
Unidades militares venezuelanas que, na semana passada, foram enviadas para reforçar as tropas desdobradas na fronteira com a Colômbia, começaram hoje a voltar para seus quartéis.
A estatal Venezolana de Televisión exibiu imagens da Base Aérea General Rafael Urdaneta, nas quais soldados uniformizados entravam em um helicóptero de transporte Mi-26 para voltar ao quartel.
O desdobramento dos reforços foi ordenado pelo presidente do país, Hugo Chávez, após o incidente diplomático originado pela operação militar colombiana em território equatoriano contra um acampamento clandestino das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
A operação de retorno foi confirmada na segunda-feira pelo
ministro de Relações Exteriores venezuelano, Nicolás Maduro, depois que na reunião do Grupo do Rio, realizada na República Dominicana, a crise iniciada pela ação da Colômbia foi resolvida.
Maduro reiterou que a transferência das tropas à fronteira teve por objetivo prevenir uma incursão armada do Exército colombiano semelhante à sofrida pelo Equador.
A decisão de retirar os dez batalhões deslocados, 9 mil soldados, foi adotada depois que a Colômbia se comprometeu na reunião de Santo Domingo a não fazer novas violações territoriais como a que causou a crise.
Por enquanto, não se sabe se a retirada também está sendo efetuada em outros pontos da fronteira comum colombo-venezuelana, que tem mais de 2,2 mil quilômetros de extensão.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.