| 10/04/2008 00h08min
Depois de 90 minutos de muita dramaticidade no Estádio Olímpico, o Grêmio acabou eliminado da Copa do Brasil pelo Atlético-GO nas penalidades máximas. No tempo normal, o resultado ficou em 2 a 1 para o time gaúcho. Como o placar no Serra Dourada foi o mesmo, a favor do mandante, a decisão da vaga à terceira fase da competição nacional foi para os pênaltis e os goianos venceram por 4 a 3.
Roger marcou o primeiro gol do Grêmio no tempo normal. O goleiro Márcio empatou cobrando falta para o Atlético-GO. Willian Magrão fez o segundo do Tricolor. Nos pênaltis, Tadeu e Perea não converteram seus chutes. O time goiano não perdeu nenhum e saiu classificado para enfrentar o São Caetano, que eliminou o Coritiba.
Festa nas arquibancadas
O clima no Olímpico era de pura alegria antes da bola rolar. Nem parecia que o time do Grêmio vinha de uma eliminação muito frustrante no Gauchão. E com o apoio de quase 30 mil gremistas, a equipe de Celso Roth tomou a iniciativa e partiu para cima dos goianos.
Aos três minutos, Roger recebeu pela direita, invadiu a área e foi derrubado por Robston. O árbitro Guilherme Cereta de Lima não teve dúvidas e apontou a marca da cal. Na cobrança, o camisa 10 chutou rasteiro, no meio do gol, e abriu o placar.
O Atlético-GO não se afobou com a desvantagem. A equipe de Goiânia tocava muito bem a bola e o lateral-direito Ari chegava a todo instante com perigo, às costas de Hidalgo.
O time gremista seguiu errando muito até que o empate do Atlético-GO chegou aos 20 minutos. Willian Magrão cometeu falta em Ari na entrada da área. O goleiro Márcio se apresentou para a cobrança e meteu a bola no ângulo de Marcelo Grohe.
Apesar da igualdade assegurar a vaga à equipe goiana, o Grêmio não conseguia se impor diante do adversário e criava poucas oportunidades de gol. Perea e Tadeu mostravam muita disposição, mas sem grande produção lá na frente.
Depois de um bom começo, o Grêmio só chegou com perigo aos 34 minutos. Hidalgo cobrou falta da esquerda e o volante Willian Magrão perdeu o gol no segundo pau, mandando de cabeça muito perto da meta de Márcio.
Pressão tricolor após o intervalo
O Grêmio voltou do intervalo sem nenhuma modificação. O meia Roger, mesmo sentido dores no pé, foi para o sacrifício:
– Se não der na técnica, vamos na força física, amassar o time deles até conseguir a vitória – disse o camisa 10 da equipe gaúcha.
E foi isto que aconteceu, pelos menos nos primeiros instantes da etapa complementar. Embalado pela torcida, que não parava de cantar, o Grêmio tentava de todas as formas fazer o que Roger sugeriu: amassar o adversário no
campo defensivo. O problema é que o time de Celso Roth apenas rondava a
grande área adversária, sem arrematar com muito perigo.
O segundo gol do Grêmio ocorreu após uma bola parada da esquerda. Hidalgo cruzou, a zaga deu rebote e o peruano pegou de primeira. A bola saiu mascada e Willian Magrão surgiu, no meio do caminho, para empurrar para as redes aos 16 minutos.
Sufoco goiano
Novamente em vantagem no marcador, o que todos esperavam era que o Tricolor partisse com tudo em busca do gol que garantiria a classificação à terceira fase da Copa do Brasil. Mas o que se viu no gramado do Estádio Olímpico foi o time da casa apenas se defendendo e o Atlético-GO empilhando situações para chegar novamente ao empate.
Aos 22, Adriano Magrão cabeceou uma bola até Juninho. Na entrada da pequena área, o chute foi nas mãos de Marcelo Grohe. Em seguida, o goleiro tricolor salvou o time em duas oportunidades depois de uma blitz do adversário.
Perea teve uma boa
chance para marcar o gol da classificação gremista aos 38 minutos, mas o
arremate saiu pela linha de fundo.
Nos pênaltis, deu Atlético-GO
Com o apito final de Guilherme Cereta de Lima, a decisão da vaga foi para os pênaltis. Roger começou batendo e deu esperanças à nação tricolor ao marcar com grande categoria. Lindomar também converteu a primeira cobrança do Atlético-GO.
O drama gremista iniciou-se após a cobrança de Tadeu, defendida pelo goleiro goiano. Ari, Julinho e o goleiro Márcio fizeram para o Atlético-GO. Paulo Sérgio e Eduardo Costa também não desperdiçaram para o time da casa. Mas o colombiano Perea chutou na trave a quarta cobrança do Tricolor e a vaga ficou com os visitantes.
Em menos de uma semana, o Grêmio sofre duas eliminações consecutivas. Agora, o time só volta a jogar oficialmente no Campeonato Brasileiro, em maio. Não se sabe se com Celso Roth no comando ou não. A decisão da diretoria deve sair nesta quinta-feira.
Texto
corrigido às 9h45min.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.