| 17/04/2008 21h06min
Um duelo com casa cheia, muita descontração, bonitos golpes e homenagens marcou a despedida de Guga das quadras brasileiras. Na noite desta quinta, dia 17, o catarinense e ex-número um do mundo parou diante do gaúcho Franco Ferreiro, por 7/5 e 7/6 (7/2), pelas oitavas-de-final do Aberto de Santa Catarina, disputado em Florianópolis. Na quarta, Guga havia jogado duplas e, ao lado do juvenil Tiago Fernandes, perdeu na estréia para os paulistas Rogério e Júlio Silva por 6/2 e 6/3.
Depois da sua turnê de despedida em quadras brasileiras, Guga segue para a Europa, para jogar o Masters Series de Monte Carlo — a partir do dia 21 — depois Barcelona e Roland Garros, onde fará o jogo de encerramento da carreira. O catarinense embarca para o Principado de Mônaco nesta sexta-feira.
Já Franco Ferreiro segue no Aberto de SC, rumo às quartas-de-final, onde terá pela frente o também brasileiro Ricardo Hocevar.
Guga: poderia ter vencido
Apesar da derrota, Guga gostou do seu desempenho em quadra e disse que sentiu que poderia ter vencido o jogo contra Ferreiro:
— Além de qualquer expectivativa que eu tinha, me senti num grande momento. Joguei minhas melhores bolas no segundo set. Ficou um gostinho de, de repende, ganhar um set, mas o principal para mim nos campeonatos não foi só buscar as vitórias, mas proporcionar felicidade para todo mundo, não só pra mim, como para todo o povo brasileiro. O importante é ser feliz.
— Consegui ser competitivo do começo ao fim, fiz jogadas extraordinárias. Como eu falei, ganhar ou perder está valendo. Consegui ganhar um jogo aqui (contra o colombiano Carlos Salamanca), e hoje foi no detalhes, porque se ele não tivesse jogado bem em alguns games decisivos eu poderia ter vencido — completou o tricampeão de Roland Garros.
Primeiro set
A série inicial do jogo seguiu com ambos os tenistas confirmado o seu saque. No quarto e sexto games, Guga teve a chance de quebrar o serviço do adversário, mas desperdiçou as oportunidades. No 5/4, o catarinense teve um break point e a chance de fechar o set, mas Ferreiro conseguiu salvar. Do outro lado da quadra, o gaúcho cometeu duplas faltas, sofreu pressão de Guga em seus games, mas seguiu mantendo o serviço. No 11º game, quem não resistiu foi o anfitrião e ex-número um do mundo, que cedeu a quebra. No game seguinte, Ferreiro, sem muita dificuldade, fechou a série inicial em 7/5.
Segundo set
Guga não retornou bem à quadra no segundo set. No intervalo, ele foi ao vestiário acompanhado da mãe Alice Kuerten para receber atendimento. O jogo começou difícil para o catarinense, que teve seu saque quebrado no primeiro e terceiro games. Com isso, Ferrero abriu 3/0. No quarto game, o tricampeão de Roland Garros reagiu e devolveu a quebra ao rival e, com mais uma quebra no 10º game, empatou em 5/5. Na seqüência, cada tenista confirmou o seu saque e o duelo foi para o tiebreak, que acabou vencido por Ferreiro por 7/2.
Homenagens após a partida
Depois do jogo, Guga foi homenageado em quadra pelo Grupo RBS. Ele e o técnico Larri Passos receberam quadros com capas dos jornais do Diário Catarinense — um com a capa do especial produzido recentemente pelo jornal sobre o tenista e outro com as capas do tricampeonato em Roland Garros. Na seqüência, um vídeo produzido com os momentos marcantes da carreira do tenista foi exibido na quadra Guga Kuerten, no complexo esportivo Costão do Santinho.
Matéria atualizada à 00h19min.
CLICRBSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.