| 28/04/2008 19h30min
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou nesta segunda-feira que o governo vai elaborar uma política com objetivo de estimular a produção de trigo no médio prazo. Ele afirmou que as medidas de apoio de curto prazo já foram tomadas, como o reajuste dos preços mínimos de garantia e a concessão de recursos a juros controlados, decisões tomadas na semana passada pelo Conselho Monetário Nacional.
Stephanes citou ainda que para ampliar a oferta interna de trigo foi reduzida a Tarifa Externa Comum (TEC) para importação de países que não fazem parte do Mercosul. Ele voltou a afirmar que as medidas anunciadas pelo governo devem significar aumento de 25% na produção desta safra, que já está sendo plantada nos Estados da região sul do país. Stephanes observou ainda que os preços do trigo no mercado internacional estão em queda. Ele lembrou que o Brasil deixou de produzir trigo, porque era mais barato importar do que manter a produção interna, devido aos altos custos de produção.
O
ministro se reuniu hoje com parlamentares da União Européia, que estão no Brasil para avaliar a situação da cadeia produtiva de carne bovina e também para conversar sobre a produção nacional de biocombustíveis. Após a reunião, o ministro disse que o Brasil vai propor à União Européia mudanças no modelo de rastreabilidade exigido aos pecuaristas brasileiros. O pedido será feito depois que o país for capaz de retomar a confiança do mercado.
Ministro afirmou que as medidas de apoio de curto prazo já foram tomadas, como o reajuste dos preços mínimos de garantia
Foto:
Elza Fiuza, ABr
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.