| 16/05/2008 10h59min
A Corte Arbitral do Esporte (CAS) liberou nesta sexta-feira o atleta sul-africano Oscar Pistorius, que corre com próteses nas duas pernas, para disputar os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto.
A decisão da corte se sobrepõe a da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), que vetara o corredor alegando que as próteses lhe dariam vantagem em relação aos adversários.
Pistorius poderá disputar a prova dos 400m nos Jogos de Pequim, desde que obtenha o índice classificatório, ou seja selecionado para o revezamento 4x400m – neste caso, independente de seu tempo.
A decisão da IAAF de vetar o atleta se baseou em estudos realizados pelo professor alemão Gert-Peter Brueggemann, que testou a prótese. O atleta, no entanto, contestou a pesquisa afirmando que a análise estava equivocada.
Em 2007, a IAAF decidiu proibir a participação de atletas que usem determinadas ajudas técnicas que lhe concedam vantagem em relação aos outros, mas diante do pedido do sul-africano e dos dados técnicos recebidos reabriu a discussão.
Pistorius já disputou duas provas com atletas sem necessidades especiais em 2001. Foi o segundo colocado na final B do Meeting de Roma, com um tempo de 46s90, e foi desclassificado por queimar a largada em 15 de julho em Sheffield, na Inglaterra.
O sul-africano, recordista mundial paraolímpico dos 100, 200 e 400m, começou a correr cinco anos após uma lesão sofrida em uma partida de rugby, e nove meses mais tarde ganhou o ouro nos 200m dos Jogos Para-Olímpicos de Atenas.
EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.