| 23/05/2008 09h38min
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, acusou nesta sexta-feira os Estados Unidos de tentar frear o projeto de integração regional, pouco após sua chegada a Brasília para assinar o Acordo Constitutivo da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).
Em declarações à imprensa no hotel onde está hospedado, Chávez disse que "sempre denunciará a pretensão imperialista do governo dos EUA, tentando gerar uma guerra na América do Sul, tentando frear os avanços deste projeto".
— Os maiores interessados no fracasso deste projeto (de integração) são os EUA — acrescentou Chávez, que veio de Caracas juntamente com o presidente da Bolívia, Evo Morales.
Antes da viagem, os dois chefes de Estado afirmaram considerar "histórico" o dia de hoje, quando será assinado o Acordo Constitutivo da Unasul, mecanismo integrado por Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Todos os chefes de
Estado do grupo, com exceção do presidente
uruguaio, Tabaré Vázquez, viajaram a Brasília.
A sessão oficial está prevista para começar às 10h, mas antes, Chávez participará de um café da manhã de trabalho com Morales, o presidente equatoriano, Rafael Correa, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.