| 06/01/2003 12h11min
A equipe de segurança nacional do presidente norte-americano, George W. Bush, elabora planos para o Iraque após uma possível destituição de Saddam Hussein. Entre outras iniciativas, constaria uma presença militar dos Estados Unidos no país por, pelo menos, 18 meses. A informação foi noticiada na edição desta segunda, dia 6, do jornal The New York Times.
Citando autoridades do governo envolvidas no desenvolvimento desses projetos, o diário informa que o plano propõe também julgamentos militares para a maior parte dos líderes de alto escalão iraquianos e uma rápida tomada dos campos de petróleo do Iraque a fim de custear a reconstrução. Tais medidas seriam o mais ambicioso esforço norte-americano de administrar um país desde as ocupações do Japão e da Alemanha no final da Segunda Guerra Mundial.
Ao invés de um comandante militar, um administrador civil, talvez nomeado pela Organização das Nações Unidas (ONU), estaria à frente da economia do país, reconstruiria escolas e instituições políticas e gerenciaria programas de ajuda. O governo Bush quer eliminar todos os elementos administrativos identificados com o regime de Saddam, mas algumas áreas do governo iraquiano seriam mantidas.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.