| hmin
Os inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) fizeram nesta terça, dia 7, sua primeira inspeção aérea no Iraque, usando helicópteros para chegar a locais suspeitos de produzir armas de destruição em massa. As equipes que buscam armas químicas, biológicas e nucleares aceleraram seu trabalho porque têm até 27 de janeiro para apresentar suas primeiras conclusões à ONU. O relatório pode levar os Estados Unidos a invadir o Iraque. Nessa segunda, dia 6, o presidente Saddam Hussein acusou os inspetores de espionagem.
Segundo testemunhas, três helicópteros da ONU com os inspetores decolaram de uma base militar nos arredores de Bagdá, com destino a Akashat, a 450 quilômetros, perto da fronteira com a Síria. Os inspetores foram seguidos por outros dois helicópteros, um deles com funcionários iraquianos que assessoram os inspetores e outro com jornalistas ocidentais.
Paralelamente, continuaram as inspeções por terra, com visitas a pelo menos cinco locais em várias partes do país: uma fábrica de mísseis, um hospital para doentes de câncer, uma universidade, uma indústria de cimento e uma base aérea. Na segunda, o diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (que se ocupa das inspeções nucleares), Mohammed ElBaradei, disse que seus funcionários ainda não haviam encontrado nada que incriminasse o Iraque. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.