| 08/06/2008 18h
O Grêmio voltou a fazer bonito dentro de casa no Campeonato Brasileiro. O Tricolor gaúcho derrotou o Fluminense por 2 a 1 neste domingo, pela quinta rodada do Nacional. Perea fez os dois gols do time da casa, enquanto Dodô, de pênalti, descontou para os cariocas.
Fora de campo, a tarde foi recheada de homenagens. Renato Gaúcho e Jardel, talvez os dois maiores ídolos da história do Grêmio, estavam no Estádio Olímpico. O centroavante do time treinado por Felipão estava na torcida e saiu satisfeito com o resultado. Já o ponta-direita da equipe de Valdir Espinoza, sentado no banco de reservas do adversário, deixará Porto Alegre frustrado com mais uma derrota no Brasileirão.
Finalista da Libertadores, o time carioca ocupa a lanterna da competição com apenas um ponto ganho. Já o Grêmio chegou aos 10 e segue muito bem colocado na tabela de classificação.
No próximo sábado, às 18h10min, o Grêmio enfrenta o Goiás, no Serra Dourada.
O jogo
Celso Roth iniciou a partida no mesmo esquema que vem utilizando nos jogos pelo Brasileirão. Pereira foi mantido como líbero, ao lado de Léo e Réver na zaga. Já Renato Gaúcho modificou a estrutura tática da sua equipe. Sem os dois laterais titulares – Júnior César e Gabriel – o treinador da equipe carioca sacou o volante Arouca e entrou em campo com Dodô ao lado de Washington na frente.
A idéia de Renato Gaúcho não deu resultado e o finalista da Libertadores foi dominado pelo, até pouco tempo, contestado time de Celso Roth. Felipe Mattione pela direita, Roger e Rafael Carioca no meio-campo, organizavam as principais jogadas de ataque do tricolor gaúcho.
Perea abre o placar
O camisa 10 do Grêmio estava inspirado. Aos 12 minutos, o meia gremista pegou de primeira um rebote na entrada da área e por muito pouco não abriu o placar. Aos 23, ele cobrou escanteio da esquerda. Pereira surgiu no meio e cabeceou violentamente. Fernando Henrique fez grande defesa no chão, mas a bola se ofereceu para Perea mandar para dentro da meta carioca.
Só dava Grêmio. Até o primeiro gol de Perea o Fluminense não havia finalizado uma vez sequer contra a meta de Victor. O time carioca só foi chegar com certo perigo aos 34 minutos, em uma cabeçada do centroavante Washington. O Tricolor das Laranjeiras teve outra boa chance aos 44, em uma cobrança de falta feita por Thiago Neves.
Grêmio segue melhor após o intervalo
Ao contrário da última partida, o Grêmio voltou esperto para a etapa final e o segundo gol não demorou a sair. Aos nove minutos, o colombiano Perea recebeu pela meia-esquerda, invadiu a área, deixou para trás o zagueiro Thiago Silva e chutou de bico para o fundo das redes de Fernando Henrique.
As coisas ficaram ainda mais difíceis para o Fluminense aos 12 minutos, quando Thiago Neves agrediu Felipe Mattione e foi expulso pelo árbitro Evandro Roman.
Roger quase ampliou aos 16 para o Tricolor gaúcho. O meia bateu falta em cima da barreira do Fluminense. Na volta, pegou de primeira e obrigou o goleiro do Fluminense a se esticar todo para espalmar.
Susto no final
Quando o jogo estava praticamente definido, Reinaldo cometeu um pênalti desnecessário em Dodô. Ele mesmo cobrou e descontou para o Fluminense. Animado, o time carioca buscou o empate, mas o time gremista manteve o bom toque de bola e sustentou o resultado até o final.
O domingo foi perfeito no Estádio Olímpico. Aplausos e homenagens aos ídolos do passado e uma excelente vitória com a equipe do presente.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.