| hmin
O Iraque pediu à Turquia que rejeite as solicitações norte-americanas de apoio militar no caso de um ataque a Bagdá. O diálogo ocorreu em uma reunião de seis países do Oriente Médio nessa quinta, em Istambul, que se encontram para discutir maneiras de evitar uma guerra potencialmente perigosa para toda a região. Os Estados Unidos tentam conseguir com o governo turco permissão para usar suas bases aéreas e fronteiras a fim de abrir uma "frente norte'' contra o país de Saddam Hussein, caso resolvam atacar.
A Turquia se opõe à guerra, temendo problemas econômicos e sociais, além de rejeição popular, mas poderá acabar sendo fortemente pressionada a colaborar com seu aliado mais próximo na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Importantes diplomatas dos vizinhos do Iraque, Turquia, Irã, Arábia Saudita, Jordânia e Síria se encontraram em Istambul.
– Todos (os países presentes na reunião) têm relação amigável com os Estados Unidos. Queremos que eles usem estes relacionamentos para dissuadir os EUA de sua intenção de atacar – disse o embaixador iraquiano Talip Abid Salhi El Duleymi.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.