| 28/01/2003 12h32min
O chanceler britânico, Jack Straw, disse nesta terça, dia 28, que o Iraque se encontrava em "violação material" das exigências de desarmamento da Organização das Nações Unidas e que as chances de se evitar uma guerra contra Bagdá estão diminuindo.
Ao falar um dia depois de o chefe dos inspetores de armas da ONU dizer ao Conselho de Segurança que Bagdá havia cumprido exigências do órgão de modo relutante, Straw disse que o Iraque não poderia mais fazer jogos com os inspetores da ONU.
– O Iraque estará cometendo o mais profundo erro se achar que pode continuar com seu jogo por mais tempo. Chegou a hora de o Iraque ceder – disse.
– A partir de hoje, segundo as informações que recebemos, o Iraque está agora em uma maior violação material (da resolução 1441 do Conselho de Segurança da ONU). E isso é muito sério para o Iraque.
Straw disse que a guerra ainda não é inevitável, mas a probabilidade de uma resolução pacífica para a crise está desaparecendo.
Ela negou que um outro relatório dos inspetores ao Conselho de Segurança, a ser apresentado em 14 de fevereiro, seria um prazo final para a cooperação do Iraque.
A Grã-Bretanha, seguindo seu aliado, os Estados Unidos, já enviou soldados para o Golfo para um eventual ataque ao Iraque. Os dois países dizem preferir um endosso do Conselho de Segurança da ONU para uma ação militar, mas também disseram que agiriam sem isso se fosse necessário.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.