| 04/08/2008 15h03min
A estimativa de 500 mil turistas estrangeiros de visita a Pequim por conta dos Jogos Olímpicos, de 8 a 24 de agosto, está abaixo do esperado pelas autoridades, informou nesta segunda o jornal China Daily.
Segundo Wu Jiang, funcionário do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog, em inglês), os números fracos se devem às dificuldades de compra de ingressos e obtenção do visto, que ficou mais difícil pelo temor de que o país fosse alvo de atentados terroristas — antes, o documento era mais fácil de ser tirado.
As dificuldades de expedição de vistos aumentaram principalmente a partir de março, coincidindo com os protestos contra o governo da China e a favor da independência do Tibete registrados nas passagens da tocha por cidades como Paris e Londres.
Segundo analistas citados pelo China Daily, um dos outros fatores que pode ter tido influência negativa foram desastres naturais como o terremoto de 12 de maio em Sichuan, no sudoeste do
país e bem longe de Pequim. Mesmo
assim, os hotéis de luxo estão sem vagas — 80% dos quartos estavam reservados desde junho —, enquanto os de tarifas mais baratas não chegaram nem à metade de sua ocupação, segundo dados do Escritório de Turismo de Pequim.
— A verdade é que o número de reservas não alcançou nossas expectativas — destacou Ye Bingxi, porta-voz da rede hoteleira Home Inns & Hotels.
A situação é um pouco melhor no norte da capital chinesa, área mais próxima da maioria dos locais de competição e da Vila Olímpica — lá, 90% dos quartos estão ocupados. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), em apenas dois anos a China superará Estados Unidos e Espanha e será o segundo maior destino turístico do mundo, só superado pela França.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.