| hmin
O ministro da Defesa russo, Sergei Ivanov, afirmou neste domingo, dia 9, que a Coréia do Norte pode significar uma ameaça maior que o Iraque. Ivanov espera que a crise envolvendo o programa nuclear de Pyongyang possa ser resolvida pacificamente.
– Meu julgamento pessoal é de que a ameaça potencial que vem desta parte do mundo pode sobrepor aquela que nós estamos testemunhando no Iraque – afirmou Ivanov à imprensa durante uma conferência sobre segurança realizada na cidade alemã de Munique – Nós queremos no mínimo que a situação volte para o mesmo lugar em que estava há alguns meses.
A Rússia é o único país do G8, organização que reúne as nações mais industrializadas do mundo, que tem boas relações tanto com a Coréia do Sul quanto com a Coréia do Norte. A Coréia do Norte disse que só falará com Washington sobre a crise nuclear e demandou que os Estados Unidos assinassem um pacto de não agressão. Representantes norte-americanos afirmaram que seria difícil assinar tal tratado, que o senado do país teria que ratificar.
A Coréia do Norte acusou, neste domingo, os Estados Unidos de tentar reprimir o país comunista aumentando o número de tropas na Coréia do Sul e próximas à Península Coreana como parte de uma possível guerra contra o Iraque. Essa crise teve início em outubro de 2002 quando os EUA, que classificaram a Coréia do Norte, o Iraque e o Irã como representantes de um "eixo do mal", disseram que os norte-coreanos estavam voltando a desenvolver armas nucleares. Depois disso, os norte-coreanos expulsaram os inspetores da ONU do país, voltaram a operar reatores e se retiraram do tratado de não-proliferação de armas nucleares.
As informações são da Rádio Gaúcha.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.