| 10/02/2003 10h45min
Um enviado especial do papa João Paulo II partiu rumo ao Oriente Médio nesta segunda, dia 10, afirmando que seu encontro com o presidente iraquiano, Saddam Hussein, é "uma missão aos limites extremos da esperança''. O cardeal Roger Etchegaray, francês que já realizou várias missões delicadas para o papa, deve se reunir com o líder do Iraque nos próximos dias a fim de tentar convencê-lo a cooperar com a comunidade internacional
– O objetivo do papa é dar apoio aos esforços para preservar a paz, não importa de onde partam esses esforços – declarou Etchegaray em uma entrevista ao jornal La Repubblica.
Etchegaray, em sua terceira missão ao Iraque nos últimos 15 anos, voou primeiro para Paris, onde deve pegar um vôo para a Jordânia. Dali, o enviado do papa viajará por terra até Bagdá (capital iraquiana). Os detalhes do encontro com Saddam serão estipulados quando o enviado chegar ali. Segundo o Vaticano, Etchegaray dirá aos iraquianos que eles precisam cooperar inteiramente com os inspetores de armas da Organização das Nações Unidas (ONU).
João Paulo II envolve-se cada vez mais com os esforços diplomáticos para evitar um ataque liderado pelos EUA ao Iraque. O papa deve se encontrar com o vice-primeiro-ministro iraquiano, Tareq Aziz, na próxima sexta, dia 14. Na próxima semana, reúne-se com o secretário-geral da ONU, Kofi Annan. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.