| 11/09/2008 07h10min
Imagine como seria uma conversa entre corintianos, na reta final do Brasileirão do ano passado, preocupados com a chance de rebaixamento e conjecturando os possíveis rivais na Série B em 2008. É neste cenário, dentro do filme Linha de Passe, de Walter Salles e Daniela Thomas, que o Avaí faz uma "participação especial".
No diálogo, alguns outros times são citados, mas a aparição do Leão da Ilha é que provoca a risada na mesa. A brincadeira do filme, que ainda não tem data prevista para estréia nos cinemas catarinenses, já rendeu posts em blogs e tópicos em listas na internet, comentando a citação do time azurra no
longa-metragem.
A conversa em que a equipe da Capital é lembrada conta com a participação de Cleuza, mãe de quatro filhos e grávida do quinto, interpretada por Sandra Corveloni, eleita melhor atriz no Festival de Cannes.
Os torcedores do Avaí, no entanto, não precisarão se preocupar com a forma como o time é tratado na ficção. Quem garante isso é o roteirista do filme, o pernambucano George Moura, que afirmou que a intenção foi apenas fazer uma brincadeira, sem ofender os simpatizantes do "time do Guga". Confira abaixo a entrevista com Moura, onde ele conta mais sobre a idéia de incluir o Avaí no filme:
clicRBS: Como que surgiu a idéia de citar o time do Avaí no Linha de Passe?
George Moura: É uma brincadeira que ocorre com a ameaça do rebaixamento para imaginar contra quem o Corinthians poderia jogar; imaginar um Corinthians x Avaí. No filme, são dois irmãos que estão na mesa com a mãe e o Avaí surge de maneira aleatória. É uma citação aleatória, mas é para fazer uma
comparação de quais adversários um time grande,
de tradição, de São Paulo, teria que enfrentar (na Série B). Também se fala em outros times, como o 15 de Jaú, e o que faz a mesa rir é o Avaí. Quando um time grande cai, existe a tristeza de cair e também a felicidade de ir ganhando todas as partidas.
clicRBS: O que você conhece do Avaí? Quais são as suas referências?
GM: Basicamente é a referência de ser o time do Guga, que deu um caráter nacional à equipe. Para o personagem do Vinícius de Oliveira (que faz Dário), conhecemos as peneiras em São Paulo em times de Segunda e Terceira Divisão. Temos que passear por esse universo, falar da tentativa de um garoto de periferia no futebol. Ele (Avaí) é o exemplar da Segunda Divisão, mas podem ficar tranqüilos que não representa nenhuma ofensa para o Guga ou aos torcedores do Avaí. Não há nada de pessoal na citação.
clicRBS: Como você imagina que os torcedores do Avaí receberão a citação do time no Linha de
Passe?
GM: Acho que vão receber de forma simpática
porque é uma brincadeira bem-humorada, não é uma referência para denegrir o time, é uma piada bem-humorada. Eu acredito na inteligência dos torcedores. Eles vão adorar o filme porque tem cenas de futebol maravilhosas. A Cleuza vibra, tem umas seqüências de futebol muito bonitas. O torcedor que gosta de um bom futebol vai gostar do filme e não vai ficar ofendido. Aconselho todos os torcedores a assistirem, não só do Avaí, mas de todos os times de Florianópolis.
clicRBS: Para qual time você torce?
GM: No Rio, eu torço pelo Fluminense e, em Recife, para o Náutico. Aqui no Rio vou ao Maracanã com o meu filho, que é torcedor fanático do Fluminense, mas não acompanho nada de futebol.
clicRBS: Conhece alguma coisa do futebol catarinense?
GM: Não tenho nenhuma outra referência.
Matéria atualizada às 17h29min.
CLICRBS
Sandra Corveloni, premiada em Cannes, interpreta Cleuza, torcedora fanática do Corinthians
Foto:
Divulgação
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.