| 14/02/2003 10h02min
O líder palestino Yasser Arafat disse nesta sexta, dia 14, que decidiu nomear um primeiro-ministro para atender aos pedidos dos mediadores internacionais de paz. Ele não revelou quem será indicado para o cargo e nem quando a nomeação será efetivada. Arafat disse que convocaria o Parlamento e o conselho de governo "para receber seu consentimento e dar os passos necessários'' para a nomeação. Ele não informou quando essas reuniões acontecerão.
O líder palestino vinha resistindo a nomear um primeiro-ministro, talvez por temor de ver seu capital político prejudicado. Mas, segundo diplomatas, ele vinha sofrendo cada vez mais pressão nesse sentido e percebeu que, sem um primeiro-ministro confiável, sua sobrevivência política estaria ameaçada.
Em junho, num discurso sobre o Oriente Médio, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, propôs aos palestinos que escolhessem uma nova liderança, "não comprometida com o terrorismo''. Israel, que se recusa a negociar com Arafat, acusa-o de incentivar a violência, o que ele nega. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.