| 14/09/2008 17h58min
Mesmo com um jogador a menos desde os 14 minutos da segunda etapa, o Palmeiras conseguiu uma importante vitória fora de casa sobre o Cruzeiro, neste domingo, e, no momento, se tornou o principal concorrente do Grêmio na luta pelo título do Brasileirão de 2008. O time de Wanderley Luxemburgo foi até o Mineirão e fez 1 a 0 em cima da equipe comandada por Adílson Batista. O único gol do confronto foi marcado por Diego Souza, no final do primeiro tempo.
Com o resultado, o Palmeiras fica isolado na segunda colocação do Brasileirão com 46 pontos ganhos, três a menos que o líder Grêmio, com 49. Na próxima rodada, os paulistas enfrentam o Vasco. A partida será disputada no domingo, às 18h10min, no Palestra Itália. O Cruzeiro enfrenta o Figueirense, em Santa Catarina, também no domingo, às 16h.
O jogo
As duas equipes entraram para o jogo decisivo no Mineirão com problemas. No Palmeiras, os dois atacantes, Kléber e Alex Mineiro, estavam suspensos e não jogaram. Além deles, o zagueiro Jéci, com uma fratura no antebraço direito, também não pôde atuar. Luxemburgo armou um 3-5-2, com Martinez jogando improvisado como terceiro zagueiro.
No Cruzeiro, o artilheiro Guilherme ficou de fora. O ex-jogador do São Paulo Thiago, fez a estréia no ataque ao lado de Jajá.
O começo do jogo foi disputado de forma muito ríspida, com alguns lances de muita violência. O árbitro paranaense Héber Roberto Lopes teve muitas dificuldades para manter a disciplina dentro de campo e distribuiu vários cartões amarelos durante a primeira etapa.
O Palmeiras começou melhor em campo, mostrando que estava disposto a deixar o Mineirão com os três pontos. Com a ausência dos homens de frente, coube a Diego Souza armar os principais lances de perigo para o time paulista.
No Cruzeiro, o meio-campista Ramirez foi o destaque. O jogador se recuperou em cima da hora de uma lesão no tornozelo direito e conseguiu boas jogadas ofensivas para os donos da casa.
Quando os jogadores esqueceram um pouco de fazer faltas e começaram a tocar mais a bola, a partida melhorou consideravelmente. Depois da primeira metade dos 45 minutos iniciais, o Cruzeiro passou a ter maior volume de jogo, mas o Palmeiras continuava assustando nos contra-ataques.
Aos 31 minutos, Lenny desperdiçou uma chance incrível ao cabecear uma bola de dentro da pequena área por cima do gol de Fábio. Os mineiros responderam logo em seguida com Wagner e Jajá.
O gol do Palmeiras só foi sair aos 43 minutos. Sandro Silva fez um belo lançamento para Diego Souza dentro da área. O camisa 7 dominou no peito com estilo e fuzilou o goleiro Fábio, que ainda tocou na bola antes dela ir morrer no fundo das redes do Cruzeiro.
Já nos descontos, Wagner tentou desviar do goleiro Marcos, mas acabou chutando para fora a última chance que o Cruzeiro tinha para ir para o vestiário com a igualdade no placar.
Cruzeiro pressiona no segundo tempo
O Cruzeiro voltou atacando mais no segundo tempo. Logo nos primeiros minutos, o time mineiro empilhou uma série de chances para empatar o duelo. Na mais clara, o zagueiro Thiago Martinelli ficou com a bola dentro da área e chutou forte. Com Marcos vencido, Leo Lima salvou os paulistas em cima da linha.
Aos 14 minutos, Lenny, que já tinha um cartão amarelo, deu um carrinho no campo ofensivo, acertou o zagueiro do Cruzeiro e foi expulso.
Com um jogador a mais em campo, o Cruzeiro tomou conta da partida. Como ficou sem o único atacante de ofício que tinha na partida, Wanderley Luxemburgo colocou Thiago Cunha no lugar de Diego Souza. O volante Jumar entrou na vaga de Léo Lima para reforçar ainda mais a marcação no meio. No time mineiro, entraram o meia Camilo na vaga do lateral-direto Camilo e o atacante Gerson Magrão foi para o jogo com a saída de Jajá.
Depois das modificações, o panorama da partida não se alterou. Os mineiros seguiram pressionando, mas abusavam das jogadas aérea, facilitando para os zagueiros palmeirenses.
Os paulistas tiveram uma chance viva para ampliar com Leandro. Fábio fez grande defesa e manteve os donos da casa no páreo.
No final, Adílson Batista tentou, com o centroavante Wanderley, colocar mais pressão sobre o adversário. Mas a defesa do Palmeiras conseguiu vantagem na maioria dos lances e os paulistas mantiveram o resultado até o apito final de Héber Roberto Lopes.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.