| 15/09/2008 15h14min
O técnico Luiz Felipe Scolari fará sua estréia em partidas da Liga dos Campeões nesta terça, quando o inglês Chelsea começa sua participação na fase de grupos enfrentando o francês Bordeaux. Felipão compara a maior competição européia à Copa Libertadores da América, que ele disputou em cinco edições, sendo campeão em duas: em 1995, pelo Grêmio, e em 1999, pelo Palmeiras.
— É uma competição idêntica à Libertadores, e com muitas equipes de qualidade. Com uma potencialidade de clubes maior que a competição sul-americana, e com maiores dificuldades para chegar à final.
Outra diferença entre os dois torneios, segundo o técnico, é a diversidade das equipes que brigam pelo título na Liga dos Campeões.
— Sim, aqui nós temos sete ou oito países com equipes de grandes chances de chegar à final. Na Libertadores, nós temos dois a três países, no máximo, que chegam às finais. E aqui na Europa não tem um ou dois países que são grandes vencedores.
O Chelsea vai estrear em Londres, no
Estádio Stamford Bridge. Mas para Scolari, o fator "casa" não influência muito, ao contrário do que ocorre na Libertadores.
— Pelo que falamos há pouco na reunião na Uefa, só pesa depois dessa primeira fase. Porque nos jogos eliminatórios, uma equipe joga a primeira fora e a segunda em casa. O time pode jogar 120 minutos, e tem a pressão de não sofrer gols. Em princípio, pela equivalência das equipes, não influência muito.
De acordo com Felipão, o nível da arbitragem não é muito diferente. O árbitro escalado para Chelsea x Bordeaux é o holandês Pieter Vink.
— A arbitragem é normal e de boa qualidade no mundo todo. Alguns países têm uma linha diferente na hora de apitar os jogos, permitem algumas coisas mais no contato com os jogadores, outros não. Mas a arbitragem eu acho muito idêntica e com boa qualidade.
Barcelona, de Daniel Alves, enfrenta o Sporting
Em outra partida, o Barcelona do lateral-direito Daniel
Alves, pega o Sporting, de Portugal. A partida será
realizada na Espanha, no estádio Camp Nou.
— É sempre importante começar em casa diante da nossa torcida. E começar com o pé direito é sempre positivo. Esperamos ter um bom início na competição e conquistar nosso objetivo que é estar em Roma — comentou o jogador brasileiro, lembrando o local da final da Liga.
Daniel Alves já participou de uma Liga dos Campeões, pelo Sevilla. Jogou oito partidas, fez um gol e deu duas assistências. O adversário desta terça já é conhecido pelo lateral, que enfrentou em 2006.
— É um time que já tive a felicidade de enfrentar quando jogava pelo Sevilla, no torneio de pré-temporada. É uma equipe que toca bem a bola, e que conseguiu uma mistura dos brasileiros com os portugueses, fazer um time bem competitivo, e com jogadores de muita qualidade.
Felipão: "É uma competição idêntica à Libertadores, e com muitas equipes de qualidade"
Foto:
Clive Lawrence, EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.