| 29/09/2008 19h46min
Após Natal (RN), Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR), a apresentação da candidatura de Florianópolis à sede da Copa do Mundo de 2014 encerrou a reunião desta segunda-feira em um hotel na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, organizada pela Confederação Brasileira de Futebol com a participação de representantes da Fifa e do comitê responsável pelo evento no Brasil. Dois pontos foram destacados: o projeto do Estádio que receberia os jogos, financiado pela iniciativa privada, e a vocação turística da capital catarinense.
Projeto Arena Florianópolis
O novo desenho do Estádio do Figueirense, o Arena Florianópolis, mereceu uma atenção especial. Isso porque a construção contaria com verbas da iniciativa privada, independente do dinheiro público, e já teria até pré-contratos assinados, fato que agradou e sensibilizou os representantes da Fifa, segundo informações do repórter Sérgio Guimarães, da CBN/Diário.
O engenheiro Carlos Gonzaga Aragão, responsável pela construção da Arena Florianópolis, foi quem apresentou o projeto, bem como esclareceu quanto ao investimento privado que será feito para deixar o estádio com 41.700 lugares, com 2.900 vagas de estacionamento e que terá o seu período de construção compreendido entre 31 de janeiro de 2010 e 31 de dezembro de 2012.
A Arena de Florianópolis terá em seu entorno empreendimentos imobiliários que lhe possibilitarão a sustentabilidade financeira no futuro, além de uma grande praça, com 17 mil metros quadrados circundando o estádio. O orçamento do projeto, que engloba a Arena e todos os empreendimentos do entorno, é de R$250 milhões.
No encontro, os membros da Fifa destacaram os requisitos para os estádios, como espaço para sala de imprensa, conforto, segurança e a capacidade mínima, de 60.000 lugares para receber a partida de abertura da competição, além das semifinais e finais, e de 40.000 para os demais jogos.
Turismo em foco
O turismo mereceu uma ampla dissertação feita pelo coordenador das ações do Comitê Executivo de SC, Joceli de Souza, com o detalhamento de números que contemplam Santa Catarina como um dos destinos turísticos mais procurados do país, com mais de seis milhões de visitantes em 2007 e a quinta cidade do país que recebeu eventos internacionais no ano passado.
Participaram também do Comitê Executivo de Florianópolis na reunião desta segunda-feira Névio Antônio Carvalho e Norton Flores Boppré, este como representante do Figueirense. O presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim de Pádua Peixoto, esteve presente na reunião.
Encontro divulga prioridades
De acordo com os membros da Fifa presentes no encontro realizado pela CBF, algumas características são imprescindíveis para que sejam escolhidas as sedes dos jogos da Copa do Mundo de 2014. As eleitas da Fifa serão divulgadas em março de 2009, podendo ser 10 ou 12 cidades-sede.
Entre elas, estão a estrutura da cidade, sendo neste quesito avaliados itens como localização dos estádios, transporte público e impactos ambientais. Além disso, os representantes internacionais mencionaram a importância do bom padrão de serviços que a cidade precisa oferecer a fim de atender turistas e delegações.
Teste e concorrência
Sobre a Copa das Confederações (em 2013), de acordo com o membro da Fifa Alexander Klosterkemper, é uma competição de teste para o Brasil, onde quatro sedes são escolhidas pelo Comitê Organizador Local.
Além das cidades que se apresentaram nesta segunda-feira, o encontro, que começou na última sexta-feira, também teve a candidatura de Brasília (DF), Rio Branco (AC), Manaus (AM), Belém (PA), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Recife (PE), Maceió (AL).
Na manhã desta terça-feira, as cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG) apresentarão as suas candidaturas aos membros da Fifa e do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014.
CLICRBS
Apresentação da candidatura de Florianópolis encerrou a reunião desta segunda-feira na CBF
Foto:
Divulgação
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.