| 21/02/2003 07h23min
Os preparativos militares norte-americanos e britânicos no Golfo Pérsico atingiram o ponto necessário para uma invasão ao Iraque, caso seja declarada a guerra, afirmou nessa quinta, dia 20, o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld.
– Estamos em um ponto em que, se o presidente (dos EUA, George W. Bush) tomar esta decisão (de atacar), o Departamento da Defesa está preparado e tem a competência e a estratégia para fazer isto – disse Rumsfeld em entrevista ao programa de televisão The NewsHour with Jim Lehrer.
Questionado sobre se as tropas norte-americanas e britânicas estão prontas para ir à guerra agora, Rumsfeld respondeu afirmativamente.
– Haverá uma grande coalizão. Haverá um monte de países envolvidos em um possível ataque ao Iraque – disse Rumsfeld, repetindo as declarações norte-americanas de que uma coalizão internacional seria formada rapidamente se Bush declarar guerra a Bagdá.
Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha já reuniram mais de 150 mil soldados na região do Golfo Pérsico, junto com dezenas de navios de guerra e centenas de aviões de combate. No entanto, Rumsfeld não quis comentar o número exato de soldados mobilizados para a região.
As forças norte-americanas e britânicas incluirão em breve mais seis porta-aviões – cinco americanos e um britânico – e o número de soldados poderá passar de 200 mil até o final de fevereiro, segundo autoridades em Washington. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.