| hmin
A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou nesta terça, dia 4, a destruição pelo Iraque de mais três mísseis Al-Samoud. Com isso, sobe para 19 o número desse tipo de mísseis banidos pela ONU destruídos por Bagdá nos últimos dias na tentativa de evitar um ataque norte-americano ao país.
O porta-voz dos inspetores de armas da ONU, Hiro Ueki, disse que especialistas iraquianos em armamento destruíram os mísseis sob supervisão dos inspetores. Um lançador Al-Samoud e cinco motores também foram destruídos. Bagdá começou no sábado, dia 1º, a destruir os seus cerca de 120 mísseis Al Samoud, que segundo a ONU violam o limite de 150 quilômetros imposto ao Iraque para esse tipo de armamento.
Além de destruir os mísseis, Bagdá já ofereceu concessões relativas a armas químicas e biológicas, prometendo entregar em uma semana um relatório sobre o destino de seus estoques de gás asfixiante VX e bacilos de antraz. Na sexta, dia 7, o inspetor-chefe Hans Blix apresenta um novo relatório sobre a colaboração iraquiana no trabalho de desarmamento.
Com informações da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.