| 24/11/2008 02h41min
O prefeito João Paulo Kleinübing decretou, na noite deste domingo, estado de calamidade pública em Blumenau. Já havia situação de emergência desde sábado na cidade.
Deslizamentos e alagamentos deixaram 4,2 mil desalojados (pessoas que saíram de suas casas e se abrigaram na de parentes), e 800 desabrigados (abandonaram suas residências e foram para abrigos). Ao menos nove pessoas morreram por conta das chuvas na cidade.
O nível do rio Itajaí-Açu chegou a 11,52 metros à 0h desta segunda e baixou 5 centímetros até as 2h. Se a chuva permanecer fraca sobre a cidade, a previsão é de que o rio baixe 10 centímetros a cada hora.
Na tarde de domingo, Kleinübing esteve com o governador Luiz Henrique da Silveira. Nesta segunda-feira, outros dois helicópteros chegam a Blumenau para ajudar no atendimento às vítimas. Um helicóptero da Polícia Militar já é usado na cidade, em parceria com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Exército e prefeitura.
Nesta segunda-feira, mil colchões da
Defesa Civil Estadual, encomendados do Rio Grande do Sul, devem chegar a Blumenau. O exército do Paraná enviou 10 botes ao motor, que também chegam na segunda-feira.
Blumenau é a cidade em que morreram mais pessoas por causa da chuva dos últimos dias. Veja mais fotos enviadas por leitores sobre a chuva em SC
Foto:
diario.com.br e jornal de santa catarina
Leitor-Repórter
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.