| 10/12/2008 17h36min
Oito anos depois do Brasil, a Argentina decidiu implantar o uso de sprays para marcar a barreira em cobranças de infrações nos jogos do Torneio Clausura do campeonato nacional de 2009. O anúncio foi feito nesta quarta em comunicado oficial da Associação do Futebol Argentino (AFA).
Os árbitros, agora, carregarão um spray em aerosol de 115 gramas para delimitar os 9,15m em que a barreira deve se posicionar na hora das cobranças. A idéia de coibir o avanço das barreiras na bola parada surgiu de um jornalista esportivo do país vizinho, após uma pelada com os amigos.
– Minha idéia surgiu em um jogo amador com os amigos – comentou Pablo Silva, "inventor" do spray e que em momento algum citou a medida utilizada no Brasil desde 2000. – Meu time estava perdendo por 1 a 0 aos 43 minutos do segundo tempo e tivemos uma falta a nosso favor. Mas a barreira ficou a menos de três metros da bola: o juiz não fez nada, a bola acertou o defensor, perdemos o jogo e eu voltei para casa revoltado.
Faltando uma rodada para o fim do Torneio Apertura, a AFA informou também que os sprays não serão utilizados em nenhuma partida deste final de semana, no encerramento do primeiro turno do Campeonato Argentino. Apesar de eficiente, o aerosol com a espuma que evapora do gramado após alguns minutos da aplicação continua não sendo reconhecido pela Fifa e sem poder ser usado em partidas internacionais.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.