| hmin
A Força Aérea Brasileira (FAB) colocou dois aviões – um Hércules C-130 e um Boeing 707 – de prontidão para retirar os 15 mil brasileiros que moram no Oriente Médio, caso tenha início o conflito armado entre EUA e Iraque. O governo brasileiro teme que a guerra se espalhe para outros países da região. As embaixadas e consulados brasileiros naquela região já estão mantendo contato com os brasileiros para prestar orientações sobre precauções relativas à segurança e providências necessárias, se houver guerra.
A maioria dos brasileiros que reside no Oriente Médio, segundo levantamento feito pelas embaixadas, têm dupla nacionalidade ou são cônjuges de cidadãos locais, com permanência consolidada na região. No Iraque, moram apenas quatro cidadãos brasileiros, todos em Bagdá. O restante está espalhado nos outros países da região.
– O governo vai ajudar no que for possível, entretanto, a decisão de retorno dos brasileiros é pessoal – disse o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Por enquanto, nenhum brasileiro manifestou interesse em voltar para o país.
A Central de Atendimento do Itamaraty colocou em regime de plantão os telefones (61) 411-6161, (61) 411-6456 e (61) 411-6016 (Fax) e o e-mail cat@mre.gov.br para que os familiares de brasileiros naquela região obtenham maiores informações sobre o plano de contingência do governo brasileiro.
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.