| 19/03/2003 10h47min
O presidente do Egito, Hosni Mubarak, disse nesta quarta, dia 19, que o Iraque colocou todo o Oriente Médio em perigo e advertiu os Estados Unidos e seus aliados que a guerra pode ameaçar a estabilidade regional. O Egito repetiu diversas vezes sua oposição a uma guerra contra o Iraque, mas vem colocando a responsabilidade sobre Bagdá, que deveria cooperar com as Nações Unidas e remover motivos para o ataque.
Mubarak disse que a atual crise é resultado de uma série de erros, que começaram com a invasão do Kuwait pelo Iraque em 1990. Uma coalizão liderada pelos EUA, que incluiu muitos países árabes, expulsou os soldados iraquianos do Kuwait em 1991.
– O primeiro e mais importante (erro) foi a invasão iraquiana do Kuwait em 1990, que criou muitos temores de segurança para muitos países da região, que abriram suas portas para grande presença estrangeira em nossa região.
Mubarak disse que o Iraque poderia ter feito mais nos últimos 12 anos para recobrar a confiança de seus vizinhos árabes e da comunidade internacional. O presidente do Egito também disse que o mundo precisa fazer o melhor possível para garantir a estabilidade no Oriente Médio, proteger o povo iraquiano e os enormes recursos de petróleo da região.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.