| 20/03/2003 17h53min
Os Estados Unidos atacaram alvos cruciais em Bagdá com mísseis de cruzeiro na tarde desta quinta, dia 20 (noite no Iraque), incendiando prédios governamentais em um violento ataque para destruir o regime do presidente iraquiano, Saddam Hussein.
A agência oficial de notícias kuwaitiana anunciou a tomada, pelas forças norte-americanas, da importante cidade de Umm Qasr, na fronteira com o Kuwait. Uma rádio iraquiana também informou que um míssil dos EUA atingiu uma das casas da família do presidente do Iraque, Saddam Hussein, em Bagdá, mas que não haveria vítimas.
Informantes da Reuters em Bagdá reportaram diversas explosões perto de edifícios do governo, atingidos por mísseis de cruzeiro, abalando a cidade com detonações maciças. O fogo antiaéreo iraquiano não era muito intenso.
Colunas de fumaça subiam nas proximidades do Ministério do Exterior e do Ministério do Planejamento. A CNN informou que a Primeira Força Expedicionária dos Fuzileiros Navais norte-americanos cruzara a fronteira com o Iraque.
Esta foi a segunda rodada de ataques norte-americanos depois que Saddam recusou um ultimato dos Estados Unidos para que deixasse o país. Os ataques anteriores, na madrugada desta quinta (amanhecer em Bagdá), tinham por alvo o presidente iraquiano e seus principais assessores, mas os resultados não estão claros.
O secretário da Defesa norte-americano, Donald Rumsfeld, disse que os ataques iniciais de mísseis e bombardeiros a Bagdá e à região vizinha da capital eram apenas uma primeira amostra da ofensiva a ser desencadeada em breve.
– O que veremos a seguir não será uma repetição do conflito anterior. Terá uma força, escopo e escala bem superiores ao que vimos no passado – declarou ele.
Enquanto caía a noite em Bagdá, testemunhas informaram que as forças norte-americanas lançaram uma nova barragem de artilharia na fronteira entre o Iraque e o Kuwait, e que grandes explosões foram ouvidas na direção da cidade iraquiana de Basra.
Outros repórteres viram mísseis norte-americanos atingindo áreas no sul do Iraque, bem como helicópteros de ataque disparando contra alvos terrestres. Cerca de 280 mil soldados norte-americanos e britânicos estão na região do Golfo Pérsico, muitos deles no Kuwait, prontos a invadir o Iraque.
O The New York Times informa em seu site na Web que o primeiro combate terrestre registrado na guerra surgiu quando blindados dos Fuzileiros Navais localizaram e destruíram dois veículos blindados de pessoal iraquiano. O jornal não informou sobre o local do confronto ou o número de baixas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.