| hmin
Um divisão completa do exército iraquiano, com 8 mil soldados, se rendeu nesta sexta, dia 21, para as forças aliadas no sudeste do Iraque.
Com a rendição de toda a 51ª Divisão da Infantaria próximo a Basra, foi removido o maior obstáculo para que as tropas americanas e britânicas tomem os principais pontos no sudeste do Iraque. Essa região é a única saída do país para o mar. De acordo com os planos das forças aliadas, Basra é uma das cidades a serem tomadas.
De acordo com o exército americano, os soldados do Iraque estavam mal equipados – apenas com camisas e rifles do tipo Kalashnikov. Um oficial afirmou que chegou a sentir pena deles, pois aparentavam estar com fome e não serem alimentados há tempo. O comandante e o principal substituto da divisão iraquiana já haviam se rendido mais cedo.
Apesar da rendição no Exército Regular, a Guarda Republicana do Iraque, uma das forças mais leais ao presidente Saddam Hussein, parece continuar disposta a lutar.
Com informações da Globo News.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.