| 24/03/2003 05h31min
Os Fuzileiros Navais norte-americanos ainda estavam estancados fora da cidade iraquiana de Nasiriya no início da manhã desta segunda (madrugada no Brasil), dia 24. O local é chave para a abertura de uma segunda rota para Bagdá, após sofrer perdas significativas no domingo. O correspondente da Reuters Sean Maguire disse que os Marines estavam parados e teriam que decidir se lutariam pelas pontes sobre o rio Eufrates, a 375 quilômetros ao sudeste de Bagdá, ou contornariam a cidade.
Maguire relatou que não houve ação desde o disparo de artilharia norte-americana contra a cidade na noite de domingo. Oficiais dos EUA disseram no domingo que o batalhão que lidera a luta sofreu perdas humanas na batalha com guerrilheiros de Saddam, conhecidos como Fedayeen. Tropas dos EUA capturaram as extremidades norte de duas pontes a leste de Nassiriya no começo do domingo, abrindo caminho para forças a caminho do norte através do rio Tigre, rumo a Bagdá.
Mas unidades de
Fedayeen, milícia irregular leal ao
ditador iraquiano, contra-atacaram. Oficiais dos EUA sugeriram no domingo que as cabeças de ponte estavam seguras, mas a região central não estava garantida.
As informações são da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.