| 24/03/2003 14h03min
Pesquisas de opinião pública divulgadas nesta segunda, dia 24, nos Estados Unidos revelam que a maior parte dos norte-americanos está resignada com uma guerra mais longa e sangrenta do que a inicialmente esperada no Iraque. Os estudos apontam também que o apoio ao presidente George W. Bush é forte.
Depois de um final de semana de resistência iraquiana mais firme às forças norte-americanas, com a captura de prisioneiros de guerra dos Estados Unidos e baixas crescentes no campo de batalha, as esperanças públicas iniciais quanto a uma guerra curta desapareceram. Uma pesquisa de opinião conduzida pela rede de televisão ABC e pelo jornal Washington Post constatou que 54% dos entrevistados esperavam baixas significativas para os EUA, 17 pontos percentuais a mais que os 37% registrados quando o conflito começou, na quarta-feira da última semana.
Outro estudo, conduzido pela rede de televisão CNN, pelo jornal USA Today e pelo instituto Gallup também mostra que as expectativas mudaram. No sábado passado, quando as forças norte-americanas foram mostradas na televisão avançando firmemente rumo a Bagdá contra resistência apenas esporádica, 62% dos entrevistados disseram considerar que a guerra estivesse indo muito bem. Esse total caiu a 44% no domingo, quando as reportagens se tornaram menos otimistas.
Além disso, 30% dos entrevistados havia dito no sábado que uma guerra terrestre sangrenta, com baixas elevadas, podia se desenvolver. Um dia depois a mesma proporção se elevou a 49%.
O número total de baixas norte-americanas confirmadas na guerra do Iraque é de pelo menos 11 nesta segunda. O saldo será ampliado quando o Pentágono confirmar a morte de outros Fuzileiros Navais em um confronto perto de Nasiriya, no sul do Iraque
O apoio a Bush e a decisão dele de ir à guerra continua forte, com 72% dos entrevistados na pesquisa da ABC/Washington Post. Apenas 26% se mostraram contrários ao conflito militar.
Quase três de cada quatro norte-americanos pesquisados pela ABC e pelo Washington Post aprovavam a condução do conflito pelo presidente norte-americano, o que excede seu índice geral de aprovação de 68%. Uma pesquisa da rede de televisão NBC estima a aprovação a Bush em 67%.
A maioria dos pesquisados pela NBC disse acreditar que os Estados Unidos localizariam armas químicas e biológicas, mencionadas por Bush como razão principal de ir à guerra contra o Iraque, com 62% dizendo que era muito provável que fossem encontradas ante 7% que declaram que isso é improvável.
As pesquisas têm margem de erro de mais ou menos três a 4,4 pontos percentuais.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.